Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas apresentou recentemente, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a agenda “Azores What’s On”, que já alcançou perto de 20 mil ‘downloads’ da aplicação disponibilizada para iOS e Android.

Esta plataforma digital pioneira, que reúne toda a atividade cultural das nove ilhas dos Açores, foi lançada há apenas quatro meses e já publicou um total de cerca de dois mil eventos.

Atualmente, quem consulta a agenda pode encontrar mais de 320 eventos a decorrer em todas as ilhas, distribuídos por 19 categorias, bem como 166 agendados entre março e dezembro de 2024.

A plataforma atesta a atividade cultural açoriana nas suas mais diversas expressões e eleva a natureza humana como fator estratégico determinante na promoção e dinamização do turismo de qualidade que se desenvolve na região.

A “Azores What’s On” promove o arquipélago, as dinâmicas culturais e sociais, o associativismo, o empreendedorismo criativo e todas as iniciativas institucionais.

Este novo instrumento surge na linha do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA), uma vez que, além de divulgar os eventos realizados em cada uma das nove ilhas dos Açores, cumpre a sustentabilidade e é um grande contributo para na mitigação da sazonalidade.

Trata-se de uma ferramenta desmaterializada e sustentável, que vem cumprir um dos grandes desígnios do PEMTA, a sustentabilidade.

Como esta agenda apresenta os eventos a decorrer todo o ano e em todas as ilhas, permitindo a quem nos visita programar melhor a sua estadia nos Açores, pode contribuir para mitigar a sazonalidade, outro dos grandes objetivos do PEMTA.

Esta agenda foi criada pela Silêncio Sonoro, associação cultural que venceu o concurso público lançado para o efeito.

A “Azores What’s On”, que é acessível a todos os residentes no arquipélago e a todos os visitantes, une os Açores pela diversidade e impulsiona interação pela proximidade - são 19 as categorias de eventos disponibilizados na agenda cultural, desde a música ao teatro, do desporto aos festivais, da gastronomia à educação, entre outros.

 O AIR Centre – Atlantic International Research Centre e o TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira, em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, promovem, entre 20 e 23 de março, a 2.ª edição do Atlantic Innovation Week (AIW), na Academia de Juventude e das Artes da ilha Terceira.

O Atlantic Innovation Week trata-se de uma conferência internacional com o objetivo de promover a procura de soluções para os desafios que a sociedade enfrenta, decorrentes de desequilíbrios dos ecossistemas naturais, mudanças climáticas e degradação ambiental, mudanças demográficas, disrupção tecnológica e os seus consequentes impactos. Nesta segunda edição, as sessões temáticas do AIW estarão alinhadas com as áreas prioritárias e objetivos definidos pelos Açores na nova Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3), mais especificamente, nas áreas da Agricultura e agroindústria, Mar e crescimento azul, Turismo e património, Espaço e ciência e dados, e Saúde.

Os Açores beneficiam de uma localização excecional para a exploração novas ideias e soluções arrojadas, escaláveis ao nível global e com impacto relevante na sociedade. Durante o AIW 2023, o pensamento coletivo de representantes de centros de investigação e inovação, empresas, startups, governos e indivíduos de renome contribuirá para abordar e debater soluções inovadoras para os desafios urgentes impostos ao nosso planeta, apelando a ações efetivas e resilientes que contribuam para um futuro mais brilhante das gerações mais jovens.

A 2.ª edição do AIW também tem como objetivo divulgar as iniciativas que o AIR Centre e o TERINOV estão a coordenar e a desenvolver com parceiros regionais, nacionais e internacionais, procurando, ainda, discutir e debater novas ideias e soluções que contribuam para um futuro mais sustentável.

Mais informações sobre a 2.ª edição do Atlantic Innovation Week em https://www.atlanticinnovationweek.org/

.

Numa organização conjunta dos Centros Locais de Aprendizagem da Ribeira Grande, Praia da Vitória e Madalena, da Universidade Aberta, realiza-se no próximo dia 17 de março de 2023, o evento “Educação digital em rede Açores”, sessão online em plataforma Zoo/Colibri e que surge na sequência da criação de uma rede internacional de educação – a RIEOnLIFE (rieonlife.com) , concebida e organizada pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital GPe-dU UNISINOS/CNPq, em parceria com a Universidade Aberta de Portugal – UAb-PT.

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, até dia 15/03, através de formulário disponível em: https://forms.gle/yo7pVgN8kpsjDRAFA

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante