Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Descobrir o encanto de carros antigos (ou clássicos, sejam justos) não só lhe permite estabelecer uma ligação com a história do automóvel, como também desvendar algumas surpresas no que diz respeito à eficiência de consumo de combustível que, muitas vezes, acaba ignorada.

A verdade é que, apesar dos veículos modernos serem aclamados pelo seu progresso face à economia de combustível, existem múltiplos carros clássicos de consumo cujo é surpreendentemente baixo, algo que os transforma em opções simultaneamente elegantes e econômicas para os adeptos de automóveis.

Ao longo deste artigo, abordaremos cinco carros clássicos conhecidos pela sua eficiência energética, charme uma intrigante mistura de história, design e funcionalidade para quem se interessa pelos carros usados .

1. Ford Falcon: um ícone dos anos 60

O Ford Falcon é simbólico dos anos 60 do século passado, destacando-se pela sua simplicidade e eficiência.

Conhecido por ser o Honda Civic da sua época, este veículo registava taxas de consumo na ordem dos 9 a 12 L/100km, graças ao seu motor de seis cilindros na linha de 2400 cm 3 , o « Mileage Maker ».

As suas acessibilidades de peças e popularidade entre entusiastas de carros clássicos fazem do Ford Falcon uma escolha prática para uma condução diária e uma opção econômica no que diz respeito à poupança de combustível.

2. Chevrolet Corvair: pioneiro na segurança

O Chevrolet Corvair, notório pelo papel preponderante que desempenhou na história da segurança automóvel, brilha igualmente em termos de economia de combustível, que ronda os 10 a 12 L/100km.

Apesar da controvérsia em torno do seu manuseio e do nível de segurança que fornecia, o que é fato é que o motor de seis cilindros opostos de 2.3 L com refrigeração de ar do Corvair (a par da sua transmissão manual) contribuiua para o seu limitado consumo de combustível, constituindo-se como uma opção atrativa para colecionadores e compradores específicos em praticar uma condução eficiente.

3. Volkswagen Carocha: o encantador automóvel econômico

Nenhuma lista de carros clássicos e energeticamente eficientes estaria completa sem a inclusão do Volkswagen Carocha (também conhecido por « Fusca » ou Tipo 1).

Este icónico automóvel (especialmente os modelos fabricados de 1968 em diante, munidos de um motor de 1500 cm 3 ) registou uma taxa de eficiência de consumo de combustível de 8 a 11 L/100km.

A sua popularidade, aliada à vasta disponibilidade de peças, garante que o Carocha permaneça um favorito entre aqueles que procuram concomitantemente por eficiência e encanto.

Para além de sua impressionante eficiência, o Volkswagen Carocha incorpora o espírito da resiliência e da liberdade; o seu design da era do pós-guerra tornou-se um símbolo global de mobilidade acessível, cativando os corações de várias gerações.

Este ícone do mundo automotivo não representa apenas uma opção de eficiência, mas também um pedaço de história que os entusiastas certamente conseguirão apreciar.

4. Chrysler K-Car: o sonho da eficiência

O Chrysler K-Car, símbolo da viragem dos Estados Unidos para veículos mais pequenos e eficientes na década de 80, registrou uma impressionante taxa de consumo de combustível na ordem dos 5,8 aos 11 L/100km.

Os seus variados estilos de carroçaria e a funcionalidade do seu design deixaram um legado no panorama automobilístico, oferecendo múltiplas opções a quem procura por carros clássicos eficientes.

5. Ford Modelo A: um regresso ao passado

O Ford Modelo A leva-nos ainda mais atrás no tempo, oferecendo-nos um curioso misto de design clássico e eficiência de consumo de combustível.

Com gastos reportados na ordem dos 9,4 aos 16,8 L/100km, o Modelo A mostra-nos que até os veículos do final dos anos 20 e princípio dos anos 30 não estão fora da competição no que toca ao baixo consumo de combustível .

O Ford Modelo A constitui também um capítulo significativo da história automobilística: ao fazer a transição do Modelo T, o Modelo A desenvolve desenvolvimentos dinâmicos que definem novos princípios na produção e no design de veículos.

Ser proprietário de um Modelo A não se trata apenas de desfrutar de suas vantagens econômicas, mas também de criar uma ligação a uma era que lançou a base da indústria automotiva moderna.

Para concluir

Estes cinco carros clássicos mostram fatores como estilo, história e eficiência de combustível e são eficazes de mãos dadas.

Se você se encontrar neste momento a explorar o mundo dos carros usados, estes veículos procuraram uma combinação única de condução econômica e charme clássico.

Independentemente de se sentir atraído pela simplicidade do Ford Falcon, pela controvérsia em torno do Chevrolet Corvair, pelo icônico Volkswagen Carocha, pelo prático Chrysler K-Car ou pelo histórico Ford Modelo A, existe um carro clássico para todos os gostos e interesses.

Produção, transformação e distribuição estarão sentados à mesma mesa a debater a sustentabilidade do setor agrícola nas Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória e Colóquio de Agricultura Sustentável, que decorrem a 12 e 13 de abril nas instalações da Sociedade Filarmónica de São Brás.

Para a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória trata-se de uma “oportunidade única para o debate da valorização do rendimento dos agricultores na ilha e na Região”.

“Sentados à mesa, no sábado, dia 13, teremos Maria Marramaque, da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, Gonçalo Lobo Xavier, da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, e Jorge Rita, presidente da Federação Agrícola dos Açores. Ou seja, no mesmo local, as três componentes da cadeia produtiva poderão dar o seu contributo no debate para que os nossos agricultores esclareçam dúvidas, troquem ideias e todas as partes, de viva voz, apresentem a sua visão e propostas para a sustentabilidade do setor”, sublinha Vânia Ferreira, que falava aos jornalistas na conferência de imprensa de apresentação das Jornadas Agrícolas 2024 e Colóquio de Agricultura Sustentável, que decorreu ao final da tarde de segunda-feira, dia 08, nos Paços do Concelho.

“Além desta novidade, pela primeira vez, os participantes nos trabalhos receberão um certificado pela sua presença, o que é importante porque, em nosso entender, inicia um novo patamar neste evento, que passa a ser reconhecido também como um momento formativo”, adianta a autarca praiense.

As Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, este ano, ganham uma nova componente, o Colóquio de Agricultura Sustentável, que, ocorrendo no dia 13, introduz uma componente mais participativa e de debate, reservando-se a sexta-feira, dia 12, para as intervenções de índole mais técnica.

“As jornadas são um momento importante, porque trazem novos conhecimentos e novas abordagens aos nossos problemas. Este ano, entendemos importante dividir, em certa medida, os trabalhos num dia mais técnico e num dia de maior debate e troca de ideias. Acreditamos que valorizamos o evento e, acima de tudo, reforçamos a sua atratividade”, explica, por seu turno, José António Azevedo, presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira.

Este ano, as Jornadas Agrícolas e o Colóquio de Agricultura Sustentável resultam da coorganização das associações agrícolas locais: Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT), Associação dos Jovens Agricultores Terceirenses (AJAT), Bioazórica e Associação dos Produtores de Leite Biológico (APL-Bio), criada recentemente e que, pela primeira vez, se junta à organização.

Para Diego Aguiar, presidente da AJAT, “as jornadas não resolvem os problemas dos agricultores, mas representam um momento importante para que estes ganhem novos conhecimentos e novas ferramentas que, postas em prática, podem contribuir para a melhoria dos seus rendimentos”.

“Da nossa parte, destacamos a presença de Jaime Ferreira, com imensa experiência na produção biológica, assim como a degustação de produtos bio na pausa para café nas jornadas”, adianta Miguel Garcia, da BioAzórica.

“Da parte dos produtores de leite biológico, é com enorme agrado que recebemos o convite da Câmara Municipal para trabalhar neste evento e estamos convencidos que voltará a ser um espaço de enorme importância no debate dos temas que nos preocupam”, sublinhou Bento Pereira, presidente da APL-Bio.

As Jornadas Agrícolas iniciam-se na sexta-feira, dia 12 de abril, pelas 20h00, com a sessão de abertura protagonizada pelo presidente da Junta de Freguesia de São Brás, Marco Toste.

A partir das 20h05, com moderação de Francisco Faria, intervêm Telma Barcelos (“Carne Bovina na perspetiva do mercado”), Teun Sleurink (“Eficiência, rentabilidade e sustentabilidade na produção de leite”), Alda Correia (“PEPAC Açores – perspetivas, alterações e impacto sobre os agricultores”) e Jaime Ferreira (“Agricultura biológica e sustentável”).

No sábado, dia 13, a partir das 09h30, ocorrem visitas às explorações de Délio Sales e de Bento Pereira e à BioFontinhas.

A partir das 20h00, decorrerá o Colóquio de Agricultura Sustentável, com uma mesa redonda iniciada por três intervenções (“Valorização da economia circular na produção de leite”, por Maria Marramaque, da Associação Nacional de Industriais de Lacticínios; a “Qualidade e exportação do produto açoriano”, por Gonçalo Lobo Xavier, da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição; e a “Análise ao setor agrícola regional e otimização de recursos”, por Jorge Rita, da Federação Agrícola dos Açores), seguindo-se debate.

Os trabalhos têm fim marcado para as 21h30 com a sessão de encerramento protagonizada pelas intervenções dos presidentes da APL-Bio, Bento Pereira, da Bioazorica, Miguel Garcia, da AJAT, Diego Aguiar, da AAIT, José António Azevedo, da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, e do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura.

A participação nas jornadas é gratuita e aberta ao público, mas à entrada haverá inscrição para acesso ao certificado de participação. Fonte: CMPV

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera q            ue a ruralidade é um “ativo estratégico” do Concelho e que, como tal, as principais atividades que a espelham devem ser amplamente valorizadas para cativar novos intervenientes.

Intervindo na abertura da conferência europeia “Desafios e potencialidades dos territórios rurais”, esta segunda-feira, dia 08, no auditório da Escola Profissional da Praia da Vitória, Vânia Ferreira exemplificou com a agricultura, a pecuária e a produção vitivinícola têm de ser atividades económicas atrativas para os mais novos.

“Fazer vida da agricultura, da pecuária ou da vinha não pode resultar de saudosismos, obrigações ou falta de opções. Tem de nascer e crescer numa opção consciente, valorizada quer individualmente quer pela comunidade. Significa isto, por exemplo, que é estratégico para a sobrevivência da nossa ruralidade que as nossas produções encontrem escoamento. O consumir local não pode ser um mero slogan bonito em cartazes. Cabe a cada um de nós fazê-lo”, explicou a autarca praiense.

“Aceitamos que nem todos poderão resistir à atratividade dos preços baixos das produções em massa. Mas se cada um retirar nem que seja uma percentagem do seu orçamento para consumir algo produzido cá, estará a contribuir para que essa produção continue a ser uma realidade. É este o desafio. Com pequenos hábitos, podemos fazer grandes diferenças”, sublinhou.

Para Vânia Ferreira, os objetivos descritos implicam que a cultura comunitária decorrente da ruralidade açoriana deve procurar atualizar-se.

“A nossa ruralidade é um ativo estratégico no desenvolvimento do concelho e da ilha. É-o porque garante a salvaguarda e sustentabilidade do território; confere-lhe características particulares; e, acima de tudo, traduz a identidade de uma população que, mesmo citadina nalgumas parcelas, convive e abraça as suas práticas, tradições e patrimónios. Tal não significa que defendamos que a ruralidade que nos caracteriza deve ser cristalizada e transformada num mero produto de exibição. Pelo contrário. Defendemos que esta ruralidade deve ser permanentemente atualizada; com raízes na herança recebida, mas disponível para concretizar as ações que a valorizem e, acima de tudo, a tornem atrativa para as novas gerações”, argumentou.

E deu como exemplo a produção de vinho nos Biscoitos, que atravessa um novo período de vitalidade e de atratividade.

A conferência europeia “Desafios e potencialidades dos territórios rurais” é organizada pela Associação do Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), da qual a Câmara Municipal da Praia da Vitória é parceira.

O evento, que no dia 08 se fixa na ilha Terceira (com especial destaque para a paisagem vitivinícola dos Biscoitos), decorre até ao próximo dia 12, passando pelas ilhas Faial, Pico e São Jorge.

Segundo a AMPV, o encontro decorre no âmbito do projeto In Rural Connect, promovido pelas associações In Rural Europe e Iter Vitis, em parceria com a AMPV, a Rede Europeia das Cidades do Vinho e a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e o apoio do Governo dos Açores e das Autarquias da Praia da Vitória, Velas, Madalena e Horta.

Fonte: CMPV

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante