Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Tenho bem presente na minha memória o 25 de Abril de 1975. Um ano de espera, após a Revolução dos Cravos, criou uma expectativa tão grande que nem as crianças escaparam ao alvoroço gerado. Foi o dia de acompanhar o meu pai nesta primeira ida às urnas em liberdade, num clima de festa com longas filas de gente entusiasmada.

Foi um tempo em que a pior forma de ofender alguém, durante uma discussão, era apelidá-lo de “fascista”. A esperança numa classe política capaz de transformar a sociedade fazia com que existisse um enorme envolvimento entre grupos de diversos partidos políticos assente numa confiança em líderes com ideologia e convicções fortes.

Decorridos 48 anos, tantos quantos durou a ditadura derrubada em 1974, os sonhos de Abril foram-se desvanecendo progressiva e continuamente. Pela primeira vez em Portugal, existirão quatro actos eleitorais, três deles em resultado de uma desgovernação caótica. Acabo de sair de uma reunião de trabalho, com colegas estrangeiros, em que me deparo com a dificuldade, e até a vergonha, de lhes explicar como chegámos à situação de não termos Governos. Seja na República, seja nas Regiões Autónomas.

A lista de políticos acusados de corrupção é extensa e transversal a todos os partidos. Mesmo com um sistema judicial lento, e com tempos de actuação no mínimo questionáveis, todos nós conhecemos uma longa lista de condenados a prisão efectiva. Para completar este cenário catastrófico, juntamos na mesma tragédia o Ministério Público, a Polícia Judiciária e a Comunicação Social, em cenas que nos deixam sem perceber qual é o papel de cada um. 

Há poucos anos, criticávamos os americanos que elegeram Trump, uma aberração que caminha a passos largos para voltar ao poder, e os brasileiros que escolheram Bolsonaro, responsável por actos inenarráveis. Muitos foram os que se riram destes dois populistas, crentes de que em Portugal estaríamos a salvo de situações semelhantes. Hoje, poucos são os que duvidam de que André Ventura é um inteligente e hábil seguidor destes dois personagens.

Os líderes dos partidos tradicionais construíram o palco, estenderam a passadeira vermelha e contrataram a banda para receber Ventura em apogeu. Foram anos sucessivos do “faz-de-conta que queremos mudar”, mantendo tudo num percurso de degradação. Basta atentarmos na eleição de amanhã: ninguém quer reduzir o número de deputados, mesmo sabendo que mais de metade não desenvolve qualquer actividade digna de registo durante os quatro anos do seu mandato. 

A mais do que óbvia necessidade da criação de círculos uninominais, geradores da possibilidade de responsabilização e fiscalização por parte dos eleitores, não interessa aos líderes partidários. As listas que se apresentam a sufrágio, eleição após eleição, assemelham-se a clubes de futebol medianos e de parcos recursos que a cada época apresentam apenas um ou dois reforços e que quando deixam de jogar, por limite de idade, passam a fazer parte da estrutura.

Tenho saudades do meu pai e de não poder partilhar com ele este estado de espírito que me assola. Amanhã farei parte dos açorianos que irá votar, pois acredito que temos obrigação de participar activamente na vida cívica. Lamento profundamente não sair de casa com a esperança de estar a contribuir para eleger uma Assembleia Regional capaz de se fazer ouvir e de dar origem a um Governo Regional que olhe as pessoas e as empresas como a verdadeira prioridade.

Vamos votar em Fevereiro e em Março, pena é que estejamos tão distantes de Abril.

Luís Vasco Cunha

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

*ZONA FRANCA discorda ortograficamente

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante