Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Os eleitos municipais do Grupo de Cidadãos Eleitores “Esta é a nossa Praia” votaram contra as propostas do executivo camarário em suspender os regulamentos municipais de apoio aos pequenos empresários e às instituições do Concelho, lamentando que a Câmara Municipal tenha “abandonado” as empresas e “virado costas” ao associativismo.

 Os Deputados eleitos pelo Grupo de Cidadãos Eleitores “Esta é a nossa Praia” à Assembleia Municipal da Praia da Vitória, Miguel Bettencourt e Bruno Borges, votaram, esta segunda-feira, contra as propostas apresentadas pela Câmara Municipal de suspensão dos regulamentos municipais “Viver e Investir na Praia”, “Cooperar e Desenvolver” e “Projeto de Interesse Municipal”.

Em causa estão regulamentos de apoio ao pequeno comércio, à fixação de jovens casais para o centro da cidade, ao apoio empresarial de projetos de impacto relevante e de medidas de apoio às instituições do tecido associativo social, cultural e desportivo do Concelho, que tinham sido criados no mandato anterior e que agora são suspensos, alegando a Presidente do Município “falta de dinheiro”.  Suspensões estas que sendo agora aplicadas por tempo indeterminado, associado ao facto de não terem sido apresentadas previamente quaisquer propostas alternativas dos regulamentos em vigor, não obtiveram os votos a favor do Grupo de Cidadãos Eleitores. Ainda assim, o a Bancada do GCE manifestou a sua disponibilidade para, caso seja do entendimento do atual executivo camarário, dar o seu contributo na elaboração de novos regulamentos. O que não podia ser aprovado pelo GCE é o vazio temporal indeterminado criado entre a suspensão dos regulamentos e o dia em que estes sejam novamente aplicados de acordo com as alterações pretendidas pela Câmara Municipal.

Na reunião da Assembleia Municipal praiense, que se realizou na freguesia da Vila Nova, Miguel Bettencourt e Bruno Borges sublinharam que “a falta de dinheiro não pode servir de neblina para esconder a falta visão, de habilidade e engenho para gerir os recursos financeiros municipais e traçar um futuro para o nosso Concelho”.

“O Concelho da Praia da Vitória continua a viver momentos particularmente difíceis, ao nível económico e social, agravados pela pandemia. Os Regulamentos Municipais ‘Viver e Investir na Praia’, ‘Projeto de Interesse Municipal’ e ‘Cooperar e Desenvolver’ assumem atualmente um papel impulsionador de sustentabilidade económica e social no Concelho, colmatando as dificuldades e constrangimentos de empresas e instituições associativas. Na conjuntura atual, ainda de pandemia, o associativismo do Concelho passa por uma crise de falta de recursos financeiros e humanos sem precedentes, sem nunca ter deixado de contribuir para a solidariedade social, ajudando famílias que passam por dificuldades, pela divulgação e promoção das nossas tradições, cultura, formação cultural e desportiva, particularmente das nossas crianças 

e jovens”, frisaram, para justificar o voto contra a proposta da Presidente da Câmara Municipal.

“Hoje, mais do que nunca, é cada vez mais difícil assumir um papel de dirigente de uma Sociedade Recreativa, de uma Sociedade Filarmónica, de uma Casa do Povo, de uma Instituição de Solidariedade Social, de um Império do Espírito Santo ou de um Clube Desportivo;

Voto de Pesar

Os Deputados Municipais Miguel Bettencourt e Bruno Borges, apresentaram, nesta sessão ordinária da Assembleia Municipal praiense, um Voto de Pesar pelo falecimento do antigo Presidente do Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal e do Sport Clube Praiense, Roberto Andrade. O Voto foi aprovado por unanimidade.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante