Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Líder em residências assistidas em toda a Europa, o Grupo ORPEA oferece uma ampla gama de serviços abrangentes e complementares na área dos cuidados de saúde.

Presente em mais de 23 países com uma rede de 1.114 centros, o grupo entrou em 2018 e detém 10 residências, 1 hospital e 1 clínica, somando mais de 907 camas.

O compromisso do Grupo ORPEA é garantir cuidados de alta qualidade a todas as pessoas, independentemente da fase de dependência em que se encontram, com residências e lares disponíveis a atendê-los.

Nestes espaços, são disponibilizados cuidados diários realizados por equipas multidisciplinares qualificadas.

Entre os principais serviços prestados pelo Grupo ORPEA destacam-se:

  • Reabilitação pós-operatória;
  • Reabilitação pós-pandemia;
  • Recuperação pós-alta hospitalar;
  • Demência e ou Alzheimer;
  • Descanso do cuidador e ferias;
  • Estadia temporária ou diária;
  • Estadia definitiva.

Desde 1989 este grupo busca garantir a tranquilidade dos familiares e manter as capacidades físicas e cognitivas dos residentes.

Este compromisso é expresso de muitas maneiras, sendo os cuidados com a alimentação imprescindíveis na manutenção do bem-estar dos pacientes.

Afinal, a alimentação é fundamental para garantir a saúde física, emocional e cognitiva de quaisquer pessoas, estejam elas em residências especiais ou não.

Mas afinal, de que forma o Grupo ORPEA promove uma alimentação saudável para os residentes? Neste artigo explicamos tudo!

Alimentação nas residências ORPEA

Para que todos os utentes tenham acesso a uma alimentação fresca e que satisfaça as suas necessidades nutricionais, a ORPEA dispensa serviços de catering externo.

Nesse sentido, este grupo é pioneiro no setor quando se trata de ter o próprio serviço de catering, o que traz muitas vantagens como:

  • evitar o desperdício alimentar;
  • incentivar um consumo consciente;
  • fazer o reaproveitamento dos alimentos tanto quanto possível, entre outras.

De facto, todos os centros ORPEA têm as suas próprias cozinhas, onde trabalham dietistas e nutricionistas que preparam menus de forma supervisionada pelo gestor da restauração, pela direção médica do Grupo e pela equipa médica do centro.

Os pratos preparados nos centros ORPEA têm a máxima variedade nutricional e uma excelente apresentação, sendo que as ementas são alternadas a cada cinco semanas.

O objetivo é manter a qualidade do sabor sem repetir pratos, de modo que os residentes possam redescobrir o prazer de se alimentar de forma saudável e leve.

Todas as estratégias alimentares são elaboradas por chefs das melhores escolas de restauração, que participam em torneios culinários na Península Ibérica e internacionais.

Estes profissionais são supervisionados por pessoas de renome como o Chef Diego Guerrero, o que demonstra o compromisso da ORPEA com o bem-estar dos residentes.

Mas afinal, o que pensam os familiares e os residentes sobre a ORPEA e os serviços prestados pelo grupo?

Opiniões sobre a ORPEA

Se fizer uma rápida pesquisa através dos motores de pesquisa e das redes sociais, irá encontrar testemunhos, críticas, elogios e diversas opiniões sobre a ORPEA.

De modo geral, estas opiniões destacam a simpatia e a amabilidade do staff com os residentes. A equipa de profissionais é reconhecida pelo seu compromisso com o bem-estar daqueles que lá estão a viver provisória ou definitivamente.

Outro ponto muito elogiado pelos familiares dos pacientes é a qualidade dos eventos realizados nos centros da Orpea, que garantem a manutenção da saúde física e mental dos idosos.

Festas de aniversário, gincanas que desafiam a coordenação motora, ações de incentivo à leitura, aulas de yoga, comemorações em dias importantes (como o Dia Internacional do Riso), entre outras atividades.

Basta checar as redes sociais para ver fotografias e registos de interações como essas, que enchem o coração dos familiares e amigos destes pacientes.

Afinal, é impossível não desejar que uma pessoa querida seja bem tratada, com muito cuidado e dedicação.

Portanto, se ainda não conhece o Grupo ORPEA, descubra todas as vantagens dos seus serviços para oferecer mais qualidade de vida ao seu amigo ou familiar.

As residências ORPEA estão distribuídas entre as cidades de Castêlo da Maia, Coimbra, Vila Seca, Chaves, Azeitão, Colares, Braga, Montijo, Póvoa de Santa Iria e Viseu.

Nestes espaços, pessoas com diversos graus de comprometimento físico e mental encontram um lar, onde são assistidas por profissionais atentos e integram-se com outras pessoas além do seu círculo familiar.

Se pretende oferecer toda a assistência possível a um ente querido, conte com a equipa do Grupo ORPEA.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante