Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

A Associação dos Lesados do Banif (ALBOA) convocou para a manhã desta quinta-feira, 10 de Junho, no Funchal, uma manifestação de protesto pelo arrastar, vai para seis anos, do caso. A manifestação tem lugar no decurso das Comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Com esta iniciativa a ALBOA quer também assinalar, precisamente no dia 10 de Junho, os portugueses, nomeadamente muitos dos nossos emigrantes, abandonados pela Pátria, entre os quais milhares de lesados do Banif.
Recordando mais uma vez: o Banif era, à data da sua resolução, um banco detido esmagadoramente pelo Estado (ao contrário do BES, como se sabe). E foi como instituição bancária esmagadoramenta detida pelo Estado que decorreu, em grande parte, a chamada capitalização do Banif. Capitalização essa que consistiu, numa percentagem muito assinalável, na aplicação de valores de contas-poupança de pequenos aforradores na compra de obrigações subordinadas.
Argumento: era um investimento seguríssimo porque o Banf era do Estado, era a mesma coisa que a CDG. Público-alvo: pequenos aforradores de elevada iliteracia financeira, da Madeira, dos Açores, do continente e das Comunidades Portuguesas da África do Sul, da Venezuela e da Costa Leste dos EUA. Todos abandonados pelo Estado português. Vai para seis anos!
Na passada segunda-feira, dia 7 de Junho, a Direcção da ALBOA foi convocada para uma reunião com representantes do Governo, coisa que não acontecia há meses. A reunião foi inconclusiva e, embora com a promessa de solução, na prática o Governo apenas nos disse para continuarmos à espera.
(Por coincidência a ALBOA teve também segunda-feira uma pequena reunião com o Presidente da República, que se mostrou interessado e pediu mais elementos).
Apreciada a reunião com o Governo, a Direção da ALBOA decidiu manter a convocação da manifestação para quinta-feira 10 de Junho, assinalando especialmente os lesados do Banif emigrantes e abandonados pela Pátria, precisamente no Dia das Comunidades Portuguesas.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante