Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Como se pode ver pela leitura da comunicação de Cândido Pamplona Forjaz, apenas algumas amostras foram mencionadas, contudo bastantes para manter ainda vivo o contencioso S. Miguel-Terceira, referindo depois aquilo que  os terceirenses já tiveram no passado e de que foram sucessivamente usurpados, facto nunca esquecido até hoje. O que o terceirense pretende, sublinha C.P.F., é «recuperar algo (apenas algo) do que perdeu, ou melhor, beneficiar de algo de novo que o substitua». E desenvolve o seu argumento do seguinte modo.

«E quando vemos abrir uma nova época ( nova a todos os respeitos) da vida açoriana, quando consideramos o desnível de umas ilhas para outras e atentamos na possibilidade de, com algum esforço e persistência, assegurar a essas populações melhores perspectivas e, em poucos anos, transformar o seu modo de vida—dando-lhes mais instruções, mais assistência sanitária e social, mais fáceis comunicações, novas técnicas agrícolas e industriais, eu pergunto quem, de todo o coração e inteligência, não aprova semelhante orientação». (Memórias, p. 369).

E prossegue, com grande lucidez e  flagrante actualidade, o antigo governador civil do distrito de Angra do Heroísmo: «Mas para tanto é indispensável evitar a concentração de poderes( políticos e económicos), porque já a sabedoria popular o lembra( e nós açorianos temos milhentas provas da sua veracidade) que quem está ao pé do fogo é que se aquece»(…). Por isso pugnei sempre por uma desconcentração cautelosa e racional quanto possível de certos serviços regionais. Mesmo fora  da actividade oficial essa dispersão será mais que útil.—Se houver novas indústrias a montar, porque se há-de  concentrar todas em S. Miguel? O grupo central dos Açores tem recursos naturais que lhe permitem aproveitá-los na íntegra. A agropecuária e a pesca, hoje apenas embrionárias, podem  ser fonte de proveitosa actividade. A sua situação geográfica, a relativa facilidade de comunicações , mesmo no inverno, facilitaria a circulação de matérias-primas e produtos.—E se outras indústrias se quiserem montar nos Açores, independentes dos recursos naturais, seria também de boa orientação levá-las a dispersarem-se, para tanto lhes oferecendo facilidades de toda a ordem e até vantagens fiscais como é uso fazer-se em regiões subdesenvolvidas e cujo progresso se deseja acelerar, pois assim também se iriam criando noutras ilhas novos postos de trabalho».( Memórias, p. 370).

E para defender a sua filosofia de desenvolvimento humanista e de católico praticante conhecedor das encíclicas papais,  dá exemplos dessa descentralização citando o caso da África do Sul, com o Poder legislativo na Cidade do Cabo e o Executivo em Pretória, distantes mais de mil quilómetros, a Universidade da Califórnia repartida também por diversas cidades, e a criação pela França de um serviço de âmbito nacional em Lyon, a mais de 500 km de Paris e, ainda, a Universidade de Angola dispersa no seu começo por Luanda, Sá da Bandeira e Nova Lisboa.

Após ter feito um grande enaltecimento ao povo micaelense  pelas suas múltiplas qualidades e  pelos factores naturais de que goza a bela Ilha do Arcanjo, apela aos amigos micaelenses nos seguintes termos.

«Como mais fortes, como mais ricos e como cristãos tereis a missão de ajudar os mais fracos e amparar os mais pobres. E para tanto ninguém vos pede que vos despojeis do que alcançastes por mérito próprio (…) S. Miguel, mercê dos factores que apontei, será sempre o pequeno empório comercial, industrial e turístico que hoje é. Ninguém nem nada lhe pode arrancar essa prerrogativa. Nenhuma outra ilha lhe poderá fazer sombra».( Memórias, p. 373).

E o apelo com vista e preocupação pelo Futuro (nome do último jornal que fundou no fim da sua vida)  continua com o recurso estilístico de frases anafóricas, como se observa no uso insistente da forma perifrástica imperativa do verbo (vamos) quatro vezes utilizada.

…«Vamos entrar em nova época da história dos Açores. Vão ser postos à nossa disposição novos instrumentos legais para o nosso desenvolvimento. Da sua localização dependerá sem dúvida e em grande parte o das terras que os receberem. Isto é axiomático. Vamos, pois, todos nós,  contribuir para essa valorização, para esse progresso. Vamos, tanto quanto possível, e a começar por agora, pelos centros mais desenvolvidos, criar quadros profissionais e intelectuais de nível progressivamente crescente para que os seus efeitos se repercutam no meio ambiente e se vão sucessivamente alargando. Vamos dar um empurrão no desbravar de algumas ilhas estagnadas mas com potencialidades quase insuspeitadas». (Memórias, p. 374).

Depois é citado pelo Dr. Cândido, eminente, combativo e fértil jornalista, o comentário de um técnico micaelense, seu grande amigo, que ao regressar da Ilha das Flores, lhe manifestava «o seu espanto pela prodigalidade da terra, a sua enorme capacidade (dentro dos seus limites) para a criação de gado bovino. O Pico aguarda que o descubram e S. Jorge com as suas pastagens inigualáveis parece começar a despertar do seu sono centenário por obra do Plano Pecuário que, tal como nas Flores, lhe está abrindo novas e promissoras perspectivas».

E não posso terminar esta crónica, hoje, mais uma antologia de opiniões oportunas, construtivas e experienciadas do Dr. Cândido Forjaz do que mera lista de frivolidades políticas ou lugares comuns, sem nexo, como tantas vezes tem acontecido perante cidadãos descréditos de tantas teorias políticas do nosso tempo. Agora, fala o professor que, também  nunca C.P.F. deixou de ser, e  tão fundo nos marcou com uma frase muito generosa, dita em público, em 10 de junho de 1964, na nossa Vila natal,  que nunca esquecemos até hoje.

«E quando, por instrução apropriada às nossas necessidades, por uma assistência sanitária eficaz e uma previdência social eficiente, e, principalmente, por uma educação cívica que nos permita tirar todo o partido de uma autonomia que poderá ser progressivamente alargada e cada vez mais proveitosa quanto mais provas dermos do nosso civismo—então poderemos olhar com justo orgulho o caminho percorrido e orgulhar-nos dos pequenos sacrifícios que tenhamos feito ao nosso velho bairrismo e concluir que eles são afinal, a nossa coroa de glória porque teremos contribuído cada um com o que lhe for possível, para dar a estas nove ilhas a unidade espiritual sem a qual será sempre vã qualquer tentativa de unidade política».( Memórias, p. 374 e p. 375).

António das Neves Leal

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante