Foi com a sala repleta da Sociedade Musical União das Fontinhas que a Escola Irmãos Goulart assinalou no dia 6 do corrente mês de Maio os seus 75 anos de existência.
A cerimónia comemorativa iniciou-se pelas 15h00 com a intervenção de Mónica Rocha, professora e Coordenadora do Núcleo da escola, começou por agradecer toda a comunidade escolar, entidades institucionais e público presente nesta efeméride e referiu que:
“A Escola Irmãos Goulart é mais do que um edifício. È um espaço de aprendizagem, de convívio, de crescimento pessoal e social. É uma casa onde se acolhe crianças do pré-escolar até ao 4.º ano de escolaridade, onde se respeitam as necessidades e as diferenças de cada um. É uma escola que se preocupa com o bem-estar dos seus alunos, professores e funcionários.”.
Mónica Rocha apresentou também o novo logo criado pelos funcionários da Câmara Municipal da Praia da Vitória que vai vigorar nas comunicações oficiais da escola e será afixado no edifício escolar.
De seguida discursou Paulo Sousa, Presidente da Junta de Freguesia das Fontinhas que além de assinalar os 75 anos da escola, referiu que este estabelecimento de ensino na freguesia tem acolhido diversas crianças fora das Fontinhas:
“Recentemente viu as suas instalações alargadas. É também umas das escolas básicas mais procuradas pelos encarregados de educação fora da freguesia que pretendem uma melhor educação para os seus filhos.”.
Já Vânia Ferreira, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, no seu discurso sublinhou que:
“A educação e a formação são a maior riqueza que podemos deixar aos nossos descendentes. E estas iniciam-se no espaço familiar. Defendam a escola pública, defendam os professores e os corpos não docentes; defendam o valor do estudo; impulsionem os vossos filhos, sobrinhos, netos e conhecidos para o prazer de aprender.”.
A autarca referiu o compromisso municipal com a Educação, sendo uma das principais prioridades do executivo autárquico.
Fechou os discursos Rui Espínola, Diretor Diretor Regional da Educação e Administração Educativa, que em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, referiu o desafio da falta de professores, o investimento que o executivo açoriano tem vindo a realizar na Educação nos Açores, bem como frisou que o papel da Educação cabe a todos:
“Os desafios hoje em dia são imensos. Estamos a enfrentar, não apenas na Região Autónoma dos Açores, mas em todo o país um enorme desafio que é a falta de professores. Ao longo dos anos tivemos uma desvalorização da carreira docente e o resultado foi o desinvestimento na formação de novos professores.”.
Para inverter esta tendência, Rui Espínola frisou que:
“O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, está a investir para inverter esta situação. Haverá uma alteração no Estatuto da Carreira Docente que irá criar melhores condições para todos os docentes e o Governo está a financiar bolsas em mestrado de ensino para que os jovens possam ir para a carreira docente. Estamos a financiar a Universidade dos Açores na criação de mestrados de ensino e estamos a financiar orientadores de estágio para alunos de mestrado que estão no continente e que queiram vir para os Açores.”.
Do programa comemorativo, seguiu-se a intervenção do professor e investigador Leandro Ávila que fez um enquadramento histórico do ensino na freguesia das Fontinhas e do surgimento da Escola Irmãos Goulart.
Num primeiro momento preconizado pelos alunos da escola foi no palco onde se cantou os parabéns, não esquecendo o bolo estilizado. Seguiu-se um poema sobre as Fontinhas da autoria de Hélder Pereira interpretado por vários alunos.
Houve lugar a momentos de dança contemporânea, ballet, musicais e teatro onde se contou a história da escola. Estas atuações foram intercaladas com testemunhos de alunas que passaram em diferentes décadas pela escola bem como de um testemunho preconizado pelo senhor Frederico, bisneto de Francisco Vieira Goulart, que do Brasil, endereçou os parabéns à escola.