Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Hoje escrevo sobre um assunto que, mais do que ser descrito por palavras, deve ser vivido, através das experiências que o estar vivo nos proporciona. Falo de liberdade, de ter coragem para ser, sentir e viver com a sensação única de gratidão pelo nosso respirar.
Ultimamente tenho procurado desafiar a adulta que vive em mim, convidando a minha criança interior a ensinar-me como posso usufruir desta bênção que é estar viva, sentindo curiosidade e esperança no encontrar a beleza das pequenas coisas.
Desafio agora o leitor a acompanhar-me nesta viagem pelo passado: em crianças exploramos o mundo à nossa volta, desafiando a nossa condição humana. Não temos noção de todas as consequências de uma ação nem estamos conspurcados pela vergonha, pelo medo e pelo politicamente correto. Apetece-nos rebolar? Rebolamos. Apetece-nos apanhar gafanhotos que saltitam por entre a erva azeda do quintal? Pacientemente fazemo-lo, como se de uma peça de puzzle se tratasse, para o nosso dia feliz ficar completo.
Entretanto crescemos, vamos à escola… aprendemos que devemos ser responsáveis e que existem regras de sociedade que moldam os nossos instintos. É um pouco como Freud defendeu: existe o ego (eu), o id (instinto) e o superego (regras sociais, que moralmente se devem cumprir). Nessa transição drástica, entre o pré-escolar e o 1º ciclo, começamos a compreender que já não podemos passar o tempo todo a brincar, a imaginar histórias para as nossas bonecas, a desejar ser super-heróis, a saltar à corda, andar de baloiço ou pintar, como tanto gostamos. Deixamos a nossa alegria de lado para entrar no mundo da competição, do dever e das regras. Fazemo-lo porque temos de ser alguém na vida e esta não é só brincadeira. Primeiro o dever, depois o prazer. Não é este o mote que tantas vezes condiciona as nossas instruções para com as crianças?
Crescemos no tempo muito rápido. Vejam-se os comentários das fotos publicadas nas redes sociais, feitos por mães, falando dos seus filhos. “Estás tão grande… oh tempo volta para trás… como o tempo passou depressa…”. De facto, o tempo vai passando e é suposto se ir percorrendo os vários períodos de desenvolvimento com tranquilidade e calma. Ora isso é tudo menos o que acontece. Doem os ossos, que alargam, modificando até a expressão facial e o olhar criativo que nos caracteriza. Surgem os pêlos, as borbulhas, os odores…a menarca. “Pronto, estás de parabéns! Já és uma mulherzinha.” Agora é expectável uma série de comportamentos que dignifiquem essa condição.
Esquecemo-nos que o ser criança é um estado mágico, uma verdadeira bênção que protege o adulto de mazelas e impossíveis. A nossa criança interior refugia-se num cantinho do nosso coração, tornando-se visível numa anedota contada, num sorriso matreiro, no amor que mostramos e no tempo que se estica e que nos permite saborear a música, a meditação, a pintura, as colagens, a agricultura, o teatro, a ginástica.
Em crianças desejamos ser jogadores de futebol, professores, médicos, cantores… O mundo é uma inteira possibilidade. É-nos incutida a magia através da referência ao pai natal, por exemplo. No entanto, contam-nos histórias complexas e ambivalentes acerca de um lobo mau que quer comer a capuchinho vermelho, dos três porquinhos que construíram casas de palha, madeira e tijolo, mas só um deles foi feliz na sua escolha. Lembra-se qual foi? Não foi o lírico da casa de palha, mas sim o da casa de tijolo. Aquele que teve mais trabalho, que brincou e riu menos. Apenas esse conseguiu uma casa segura e protegida das intempéries e dos “lobos maus” da sociedade.
É muito confuso crescer. Torna-se difícil acompanhar as mudanças internas e externas que acontecem e que atropelam a essência humana: a felicidade de ser.
Se pensarmos por um momento numa situação da nossa vida que tenha sido mais desafiadora em termos emocionais, ou se já fizemos psicoterapia, se tivemos acompanhamento psicológico em algum momento, percebemos que o denominador comum, o que nos motiva e é estimulado, é a busca do prazer. Isto é, se estamos com pouca energia, procurar realizar atividades que nos deem energia; se estamos tristes, procurar a alegria, rindo e permitindo voltar a entrar dentro da nossa face aquela cara luminosa de criança e não a ossuda, séria, reprimida, que nos mascara, tantas vezes.
Há pouco mais de dez dias comemorávamos o 25 de abril, o dia da liberdade. Li várias publicações, vi músicas e textos partilhados nas redes sociais sobre o tema. Tanta intelectualização sobre algo que pode estar ao alcance de cada um de nós: a liberdade individual. Basta querermos voltar a saltar à corda, rebolar na areia, na terra…apreciar o passo apressado de uma formiga a levar uma migalha de pão às costas, mascarar-nos, experimentando roupas e cores que fogem da nossa zona de conforto.
Hoje fala-se muito de meditação mindfulness, na qual a atenção plena é o requisito fundamental para a prática. Na verdade, para estarmos presentes basta resgatar a nossa criança interior, a nossa criatividade, a nossa bondade, a curiosidade e a coragem de acreditar. Nada nos garante que será fácil… mas lembrem-se: as dores de crescimento também não o foram.
Para concluir, sugiro que os leitores tirem um tempo para ver o documentário/série “2077- 10 segundos para o futuro”. Neste, encontramos a evolução das máquinas no tempo, a megalomania da tecnologia e da genética, a escassez de recursos naturais. Lá pelo meio, entre vírgulas, encontra-se o homem. Não esquecer que o que nos torna humanos é tudo o que as máquinas não conseguem ser, bem como esta capacidade de explorar com a curiosidade própria das crianças. Falo da liberdade de escolher, da capacidade de ser nas artes (a poesia, música, teatro, pintura…), da intuição, da criatividade e da generosidade e empatia. São esses dons que distinguem um ser humano de um robot. São essas características também que podem diferençar uma pessoa, mais completa e verdadeiramente livre, de outra, da mesma espécie, reclusa da sociedade onde sobrevive.

Joana Leal

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante