Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O livro "Paladares e Sabores com História. Receitas culinárias das antigas civilizações e da época medieval" (edição bilingue), de Carla Devesa Rodrigues e José Luís Neto, editado pelo Instituto Açoriano de Cultura, é apresentado no dia 15 de abril, pelas 18h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (Faial).
Com esta obra pretende-se dar a conhecer as estreitas relações existentes, ao longo do tempo, na cultura mediterrânica entre a sociabilização e a mesa. O livro segue o tradicional discurso civilizacional europeu e leva a cabo um percurso geográfico e temporal, com uma dimensão pedagógica e lúdica. Estamos, pois, em presença de um livro de gastronomia, que é mais do que isso, porquanto efetua a defesa intransigente da importância da história e do património no desenvolvimento da identidade e na consciência da cidadania e assenta em princípios e valores que se consideram fundamentais na sociedade contemporânea. Apelando aos sentidos e às sensações, transversais aos tempos e civilizações, propõe-se aqui uma miscelânea de complexa estratigrafia, que modelou a cultura europeia através da degustação e das suas múltiplas influências.
A comida, os temperos e os odores que a confeção dos alimentos libertam são, como muito bem assinalou Fernand Braudel, uma marca distintiva dos povos e revelam dinâmicas populacionais que ajudam a perceber a nossa História.
A obra em apreço, Paladares e Sabores com História, vem mostrar isso mesmo, elucidando-nos quanto ao modo como se cozinham determinados produtos, como se confecionam determinados pratos. Fá-lo, num périplo pelo globo ou por diferentes civilizações, périplo esse acompanhado por breves notas que explicitam usos e costumes, bem como crenças e desejos, e que nos dão a oportunidade de viajar pelo tempo e pelos lugares.

Ficha técnica
Autores: Carla Devesa Rodrigues, José Luís Neto
Bilingue: Português/Inglês
Tradução: Pedro Parreira
Edição e Revisão: Instituto Açoriano de Cultura
Capa: Angelina Caixeiro

Carla Devesa Rodrigues é técnica do Museu de Angra do Heroísmo. É pós-graduada em história e arqueologia medievais pela FCSH – Universidade Nova de Lisboa. É autora de dezenas de artigos nas áreas da história, arqueologia e museologia, nomeadamente na área da história da alimentação.
José Luís Neto é diretor do Museu da Horta. É doutorado em arqueologia pela Universidad de Salamanca. É autor de uma dezena de livros da especialidade e conta com cerca de quatro centenas de artigos publicados nas áreas da história, arqueologia, património e museologia

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante