Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

“Tenho a impressão de que nos próximos anos serão mais os produtores a optar
por este tipo de produção.”
O entrevistado desta edição é Francisco Rocha, produtor agrícola e Presidente da APLBio - Associação de Produtores de Leite Biológico Terceirenses.
Francisco Rocha falou desta nova associação e da produção de leite biológico na ilha Terceira.

 

Jornal da Praia – Quais as razões que levaram a criação da APLBio - Associação de Produtores de Leite Biológico Terceirenses, o que defende e que tipo de apoio pode dar aos seus associados?
Francisco Rocha – A associação nasceu há cerca de dois meses e é a primeira associação do género em Portugal.
Fomos convidados pela UNICOL para iniciarmos um projeto pioneiro nos Açores, que seria produzir leite biológico… embora sabendo que há muitos anos atrás produzia-se leite biológico nos Açores. Neste projeto iniciaram 6 produtores e agora somos 12 e estão mais 5 em processo de reconversão que em pouco tempo vão iniciar a produção de leite biológico.
A associação defende os direitos, os objetivos dos associados e queremos ter uma “palavra a dizer” quando for para implementar regras. Também serve para informar e ajudar na aplicação e reconversão das suas explorações e na organização e divulgação dos vários apoios europeus para este tipo de produção e de outros aspetos burocráticos.
Vamos ver como é que a produção vai crescer e portar-se nos próximos anos.

Jornal da Praia – Segundo dados do Governo Regional dos Açores, a área de produção em modo biológico no arquipélago aumentou 630% , entre 2019 e 2022, ocupando 3.569 hectares e o número de produtores cresceu 130%. Quantos associados produtores constituem a associação?
Francisco Rocha – Neste momento, integra a associação 17 associados.
Atualmente são 12 os produtores. Só da minha parte são 44 hectares e cerca de 90 cabeças de gado da raça holstein e algum cruzamente com a raça jersey.
Há que referir que quando entramos na produção deste tipo de leite, procedemos à redução do efetivo das vacas de leite em 10%. Ou seja é reduzido o encabeçamento, deixamos de aplicar adubos, deixamos de adubar as terras em 90%. A silagem do milho também é reduzida e deixamos de aplicar herbicidas… a vaca passa a comer erva, é tratada sobretudo à base de erva… são “regras” para quem quer produzir este tipo de leite.
Tínhamos vacas que produziam noutro modelo, agora quem decide seguir este tipo de produção tem regras e não são difíceis de aplicar. Temos o melhor clima do mundo, temos terras férteis que possibilitam a produção de leite biológico.
Há que referir o controlo fito sanitário feito por várias entidades. Além dos inspectores locais, temos duas vezes por ano a visita de técnicos da KIWA SATIVA que verificam as nossas contas, inspecionam os nossos armazéns ou fazem análises às terras.
Deixamos de aplicar adubos convencionais e passamos só a utilizar adubo biológico, reduzimos os custos com mão de obra, apostando mais na pastagem verde e silagem de milho e erva.

Jornal da Praia – Em 2019, a marca Milhafre apresentava o primeiro “Leite de Pastagem Biológico”. Afinal o que é um leite biológico ou que o diferencia dos outros leites produzidos?
Francisco Rocha – Basta provar. Comprem uma caixa de leite biológico, comprem uma caixa de leite normal, convencional, provem um, provem o outro e vão encontrar diferenças de paladar. O leite biológico sai da vaca está puro enquanto que o leite convencional já foi alterado que depois dos derivados, manteigas, queijos, segue para comercialização enquanto que o leite biológico não. O leite biológico segue para comercialização no seu estado natural sem quaisquer alterações.
Depois, o que a vaca come determina o leite biológico. Ou seja 80% a 90% é erva verde, a vaca come em pastagens verdes, não come em terrenos que levam herbicidas ou azotos. Na minha opinião estes herbicidas e azotos deviam ser restringidos ou mesmo desaparecer das nossas pastagens.
Os restantes 20% são de silagem de milho e erva.

Jornal da Praia – Com o atual aumento dos fatores de produção (adubos, rações, combustíveis) o leite biológico é cada vez mais uma aposta, uma mais valia para os produtores agrícolas e para o futuro sustentado do sector nos Açores?
Francisco Rocha – Antes de este projeto da UNICOL aparecer, eu já produzia leite nestes moldes, não utilizava adubos, herbicidas, semeava leguminosas como trevos e luzernas. Faço isto há cerca de 20 anos. Apareceu este projeto, melhor ainda, pagam mais 12 cêntimos por litro e veio de encontro aos moldes do que já produzia.
Para enveredar por esta forma de produção a primeira questão a colocar é: qual é a melhor planta para a vaca dar leite - as leguminosas (trevos e luzernas), as mais adequadas. Depois a segunda questão a leguminosa não necessita de adubos convencionais. E em terceiro lugar existem apoios para produzir este tipo de plantas. Ou seja existem três pontos a favor. Temos também terrenos muito férteis que contribuem em muito, além de ser uma produção muito mais ecológica… a vaca come erva fresca e isso contribui sem dúvida para um leite de qualidade, de excelência.

Jornal da Praia – Que programas de apoio existem para a produção de leite biológico?
Francisco Rocha – De um modo geral, a lavoura tem vários tipos de apoio. No caso do leite biológico acresceram mais alguns. Temos apoios do Governo Regional dos Açores, da Comunidade Europeia.
Na formação da APLBio, para isto nascer, fomos apoiados pelo Governo Regional dos Açores.
Aproveitamos aqui para agradecer ao pai deste projeto que é a UNICOL, nosso braço direito em todas as questões.

Jornal da Praia – Como presidente da da APLBio - Associação de Produtores de Leite Biológico Terceirenses o que tem a dizer a quem quer aderir à produção de leite biológico?
Francisco Rocha – Tenho a impressão de que nos próximos anos serão mais os produtores a optar por este tipo de produção.
Este tipo de produção é um “três mais um”. 1 - terras saudáveis, 2 – plantas saudáveis, 3 – animais saudáveis = produto saudável. E o empresário o empresário com melhor qualidade de vida.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante