Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Crónica do tempo que passa (85)
600 Filarmónicas a Património da Humanidade

«O Património Imaterial só o é quando criarmos condições para a permanência, transmissão e continuidade no tempo. Aliás, é o que a INATEL faz com as bandas filarmónicas»
Em finais do século passado (1998/1999?), recebi um telefonema de um meu amigo colaborador deste jornal, a convidar-me para eu prestar uma ajuda destinada à feitura de um grandioso livro que visava incluir as filarmónicas de Portugal, entre as quais avultam, em grande número, as existentes nos Açores.
O arrojado projecto, segundo me informava o Jácome Bruges, então com responsabilidades culturais na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, estava a ser entusiasticamente organizado a nível nacional por um militar com formação musical e vasta experiência de bandas filarmónicas.
Tendo conhecimento da enorme importância que elas têm nas nossas ilhas, sobretudo na Ilha Terceira, e reconhecendo o grande interesse do projecto tão longamente sonhado pelo seu proponente, não hesitei em dar logo o meu melhor contributo. Este consistia em fazer três pequenas apresentações das filarmónicas terceirenses que ainda não tinham dado resposta ao pedido formulado pelo responsável do futuro empreendimento.
De imediato, pus-me em contacto com as referidas filarmónicas, duas do concelho de Angra ( a de S. Bartolomeu e a de S. Sebastião) e no concelho da Praia da Vitória (a das Quatro Ribeiras), procurando colher elementos sobre a sua fundação, os seus directores musicais, a inserção na comunidade e principais actividades desenvolvidas, deslocações, concertos, etc.
Infelizmente, a primeira contactada, a das Quatro Ribeiras, nessa altura, já não estava activa. Tive muita pena porque o «Jornal da Praia» tinha publicado, um ano ou dois antes, a conferência que eu havia proferido no 111º aniversário da Filarmónica União Sebastianense sobre a Importância da Música e o Papel das Filarmónicas. ( V. JP, nº 249, de 11 de Dezembro de 1997, p. 14 e p.15).
Após este facto inesperado, desapontado, rumei a S. Bartolomeu, a fim de colher elementos sobre a sua filarmónica e assim poder fazer a apresentação solicitada. O mesmo aconteceu com a da Vila de S. Sebastião, e concluídas as suas notas curriculares históricas, fomos aguardando futuras notícias. Os anos foram passando e até pensei que o projecto tinha morrido ou encalhado, no meio da indiferença ou das burocracias.
Mas o último número do «Tempo Livre», (TL), edição de Julho/ Agosto de 2021, trouxe-nos, finalmente, uma boa nova, na entrevista de Maria João Costa (ler p.6 e p.7 ) a Paulo Lima, o muito conhecido «Homem UNESCO», apelido que dispensa, mas que se justifica por ter sido responsável pelas candidaturas do Fado, Cante Alentejano, Arte Chocalheira, Morna (Cabo Verde), e agora mais recente, das Bandas Filarmónicas (ainda em fase de preparação), juntamente com a Fundação INATEL, a Património Imaterial da Humanidade».
Como velho sócio da INATEL e atento leitor do jornal bimestral TL, no qual já tive ensejo de colaborar ocasionalmente, gostaria de elogiar mais uma vez o nível e a sua riqueza temática, bem como o interesse constante pelas diversas iniciativas artísticas, culturais, turísticas e desportivas do País, que recheiam milhares das suas páginas de leitura indispensável, agradável e enriquecedora, como já escrevi.
Da interessante entrevista vamos salientar algumas das ideias expendidas pelo conceituado e muito dinâmico e influente entrevistado junto da UNESCO sediada em Paris.
1.Neste momento Paulo Lima assevera que está a trabalhar na candidatura das Bandas Filarmónicas e acrescenta:«É uma parceria com a câmara municipal de Alcácer, Fundação INATEL, e o ministério da Cultura de Cabo Verde. Será a primeira candidatura, até agora, como uma candidatura internacional em Portugal ao Património Imaterial. Cabo Verde, porque em Cabo Verde há muitas bandas Filarmónicas. E acredito que tem todas as condições para ser inscrita».
2.A uma pergunta da entrevistadora afirma que Portugal tem muita matéria- prima. O património tem algo fascinante, nasce da vontade das comunidades. Se a comunidade não decidir, não acontece, aliás, nem chega a ser possível instruir o processo. O Património Imaterial só o é quando criarmos condições para a permanência, Transmissão e Continuidade no tempo. Aliás, é o que a Inatel faz com as bandas Filarmónicas. Além de oferecer os instrumentos, cria as condições para que aquele grupo cante/toque no presente e no futuro. Mas ainda há mais duas áreas (…) do património documentado e instrumentário e a valorização das sedes, dos coretos e dos jardins. Conseguimos perceber que há jardins que foram criados a pensar no coreto, e o coreto é este compromisso da Banda em tocar para o povo.
3.Sobre a existência de muitas candidaturas e dos seus investimentos refere: «É importante porque acaba por inspirar outros países a fazerem parte da mudança. Por exemplo, numa altura em que falamos de empoderamento feminino, a morna, como manifestação cultural e património Imaterial, pode ser um veículo para a valorização da mulher no seu país. Sobre o cante Alentejano, outro exemplo, o Cante Alentejano é a única forma que aquela comunidade tem para visitar e conhecer outros locais; permite que os mais velhos possam sair. Não se discute aqui se o Cante Alentejano é melhor do que outro cante, essa não é a questão».
4.Acerca das bandas a incluir nas candidaturas serão escolhidas, segundo Paulo Lima, «as que continuam a desempenhar serviço social, as que atuam em festas religiosas e não religiosas, e as bandas que têm uma escola de formação. São cerca de 600 (seiscentas), 100 (cem) estão sediadas nos Açores. Falamos num total de 30 mil pessoas envolvidas nas bandas e todos muito jovens, com formação superior, e muito superior à licenciatura.
Outros dados curiosos a salientar sobre a constituição indicam que as bandas maioritariamente incluem mulheres e estamos a encontrar músicos que tocam em bandas internacionais. Há uma pessoa que fez uma tournée da Madonna e continuava nas festas da aldeia. Há um sentimento de pertença geracional. É fascinante».

Antonio Neves Leal

 

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante