O Serviço de Patologia Clínica encontra-se a desenvolver um estudo dirigido aos profissionais de saúde do HSEIT vacinados contra a Covid-19. Este estudo é organizado pelos investigadores Marco Ramalho, Investigador Principal e Diretor do Serviço de Patologia Clínica, e Cláudia Martins, Investigadora Auxiliar e Responsável do Laboratório de Imunoquímica.
Numa altura em que a pandemia pelo vírus SARS-CoV-2 continua com dimensões preocupantes, importa saber se a vacina, considerada pela comunidade científica nacional e internacional, como a arma terapêutica mais promissora no combate à propagação e efeitos colaterais da doença, é realmente eficaz.
O objetivo deste estudo é quantificar a resposta imunitária produzida nos profissionais de saúde do HSEIT vacinados, a duração e a qualidade dessa resposta, principalmente a longo prazo. Com estes dados podemos contribuir para enriquecer o conhecimento científico, ainda limitado sobre a doença, e a melhor forma de a combater.
No âmbito deste estudo serão realizadas 4 colheitas de sangue, para a determinação quantitativa in vitro de anticorpos contra o domínio de ligação ao recetor (RBD) da proteína spike (S) do SARS-CoV-2.
etapa: Colheita prévia à vacinação;
2 2 etapa: Colheita 1 mês após a dose; 32 etapa: Colheita 6 meses após a dose; etapa: Colheita 1 ano após a dose.
As colheitas da fase tiveram início a 23 de fevereiro de 2021, e os resultados preliminares obtidos serão divulgados após conclusão de cada etapa. Inscreveram-se no estudo cerca de 570 profissionais de saúde, desde médicos, enfermeiros, técnicos, e assistentes operacionais, aos quais o Serviço de Patologia Clínica agradece o seu contributo e colaboração.
Em 2022 estarão disponíveis os dados definitivos, após conclusão da etapa, que serão publicados em revista científica e apresentados à comunidade profissional do HSEIT.
Estudo serológico aos profissionais de saúde do HSEIT vacinados contra a Covid-19
- Detalhes
- Categoria: Local
- Acessos: 3114