Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Os deputados municipais do CDS-PP à Assembleia Municipal da Praia da Vitória, Pedro Pinto, Diana Simões e Valdemar Toste, propuseram nesta segunda-feira a revisão do modelo da Feira de Gastronomia das Festas da Praia, por forma a envolver mais os restaurantes locais e assim promover a economia local.

“Agora que se perspetiva a retoma das atividades com um grau menor de restrições, num período de  recuperação pós-pandemia, e após um interregno de dois anos nas Festas da Praia, este é o momento adequado para fazer uma avaliação”, afirma o Grupo Municipal do CDS-PP, que defende ser “possível, com imaginação e com menos investimento financeiro público, impulsionar a participação dos restaurantes locais na Feira de Gastronomia, ao invés de manter um modelo em que a Feira de Gastronomia constitui concorrência à restauração local”.

O deputado Pedro Pinto chamou a atenção para o “elevado financiamento do qual os restaurantes vindos de fora beneficiaram, em anos anteriores”, observando que “o retorno da Feira de Gastronomia para o município da Praia da Vitória traduz-se, essencialmente, no prazer da degustação, já que o retorno económico vai para os restaurantes de fora”.

“Partindo do pressuposto que as finanças da Câmara Municipal não estão muito saudáveis, como tem sido divulgado, é sensato encontrar formas de impulsionar a economia local. Haja imaginação”, declarou Pedro Pinto.

Quanto a um novo modelo para a Feira de Gastronomia, o Grupo Municipal não apresentou uma alternativa fechada, mas apresentou uma série de sugestões como, por exemplo, uma parceria com a Escola Profissional, argumentando que “se esta Assembleia Municipal propõe e aprova votos de saudação aos alunos da Escola Profissional nas áreas de restauração e hotelaria, pelos prémios alcançados, tal deve ser consequente nas políticas municipais que propõe”.

Outra sugestão, avançada pelo deputado municipal Pedro Pinto, seria o estabelecimento de parcerias envolvendo os restaurantes locais e chefs convidados, que poderiam trabalhar em conjunto durante a Feira de Gastronomia. “Recomendamos à Câmara Municipal que se mostre aberta a novas ideias que permitam renovar o conceito da Feira de Gastronomia”, concluiu.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante