Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

22.º Congresso Português de Arte-Terapia (II)

Conforme escrevi no meu artigo anterior, tive o privilégio de participar no 22.º Congresso Português de Arte-Terapia, num formato online, há uns meses atrás, promovido pela Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (SPAT). Houve muitos oradores, de diferentes nacionalidades, várias apresentações sobre importantes temáticas, e ainda fomos presentados por variados momentos criativos, que abrangeram o teatro, a música e a poesia.

Hoje gostaria de partilhar com o leitor mais duas sementes que herdei desses dias intensos de liberdade, imaginação, presença e compromisso. Hoje escolhi falar-vos das apresentações: Potenciar o efeito terapêutico da floresta e Museu no Hospital: quando as janelas se abrem e a arte entra.

A apresentação Potenciar o efeito terapêutico da floresta, dinamizada por Alejandro Gesse, foi muito significativa e enriquecedora, tendo eu confirmado uma crença antiga, deixada na minha memória corporal pela infância. A crença de que a natureza é capaz de promover o bem-estar e a saúde, revelando-se a própria metodologia de intervenção com as pessoas.

Estar no meio da natureza, seja numa praia, num bosque ou num deserto, desencadeia um estado de exploração pessoal através das experiências sensoriais promovidas pelo momento, pela estação do ano, pelo tempo cíclico da própria natureza. Não há uma experiência igual a outra, mas diferentes experiências, consoante o tempo exterior (ambiente) e isso irá influenciar o nosso tempo interior (dentro de cada pessoa).

Estudos têm, portanto, revelado que a natureza tem um impacto na nossa saúde a vários níveis, tais como na melhoria dos estados fisiológicos, na melhoria da respiração por via de maior existência de iões negativos e no desenvolvimento de uma sensação de maior presença no aqui e no agora, através da exploração sensorial (ex. diferentes cheiros, sons, paisagens, cores, padrões, texturas e temperaturas).

A sensação de enraizamento e pertença também pode advir da visualização da vida ao nosso redor, à nossa frente e atrás de nós, fazendo com que nos sintamos parte integrante de algo maior do que nós mesmos, e sentindo que pertencemos, encaixamos, existimos. Lembrando que somos importantes na nossa singularidade tal como todas as outras espécies que fazem parte da floresta. É por isso que a beleza única da natureza ajuda-nos a sentir as nossas emoções e a focar-nos no que realmente importa, ajudando na diminuição de estados depressivos ou ansiogénicos, podendo ainda funcionar como terapia (terapia da floresta).

De igual modo, estar na natureza estimula a prática de meditação baseada na atenção plena (mindfulness), sendo, então, promotora de estados de concentração, relaxamento, aceitação e autoconhecimento. A relação entre as várias expressões artísticas existentes na natureza possibilita o desenvolvimento de competências e difundir valores de cidadania como a preservação de espécies endémicas e outras.

Na apresentação Museu no Hospital: quando as janelas se abrem e a arte entra, a oradora Andreia Dias explicou de que forma o Museu, abandonando a estrutura física que o compõe, poderá deslocar-se por outros contextos, nomeadamente o hospital. Tal é possível através do serviço educativo do Museu que trabalha com os hospitais quando as pessoas não se podem dirigir a esse espaço.

Atuando através de oficinas criativas, histórias encenadas, entre outras, este projeto pretende abranger as crianças e jovens (do pré-escolar até ao 12º ano) que se encontram internados, passando também pelos pais e cuidadores, através de uma metodologia ativa e participativa, onde o fator surpresa está presente.

Foram dados exemplos de atividades diversas que me enriqueceram bastante enquanto profissional que lida com uma população alargada, no seu ciclo vital, e com características muito distintas em termos de funcionalidade. Apenas a título de exemplo, deixo-vos algumas das atividades que me tocaram: “Diz que disse” (as crianças é que vão dando indicações ao professor/arte-terapeuta do que este deve desenhar, sendo que se trata de objetos relacionados com as obras das coleções do museu); “Do jardim para o museu” (as crianças são convidadas a criar padrões a partir de texturas em imagens naturais, como por exemplo, utilizar metades de laranjas ou de cebolas para criar carimbos de tinta); “Anima-sons” (nesta atividade as crianças são desafiadas a criar animais míticos da coleção do museu, não pela visão, mas através da audição, escutando sons diferentes que correspondem a diferentes partes do corpo do animal).

Nas tarefas educativas acima explicitadas, são desenvolvidas competências socioemocionais, promove-se o bem-estar, a motivação, a criatividade e a saúde mental de todos os envolvidos. Como referiu a oradora, esse trabalho dinâmico do museu para os hospitais espelha “duas horas de magia”, onde os sorrisos das crianças são evidentes.

Finalizando, acredito que a arte pode ter um impacto grande no desenvolvimento pessoal e social do ser humano, estimulando o autoconhecimento, uma maior satisfação pessoal, o bem-estar, e uma motivação para as aprendizagens escolares, vocacionais e académicas. Assim sendo, trazer a arte e as produções artísticas para a vida, enfatizando o processo em si e não o resultado ou produto finais, traz benefícios a curto, médio e longo prazo, no desenvolvimento integral de todos e de cada um de nós, sobretudo quanto mais precoce e natural for a estimulação pela arte e as suas amplas formas de expressão.

Joana Leal

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante