Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Nas últimas edições dos Jornal da Praia, temos vindo a entrevistas vários alunos formados em novas tecnologias no âmbito do projeto Terceira Tech Island.

Nesta edição e na próxima edição publicamos duas entrevistas efetuadas a dois gestores de duas empresas instaladas na cidade da Praia da Vitória no âmbito do referido projeto e que já emprega mão de obra especializada saída das formações em TIC.

Nesta edição entrevistamos Olga Duarte, Managing Partner, da ForTrevo e na próxima edição publicaremos a entrevista com Afonso Metello da Bool.

 Jornal da Praia (JP) Quais os motivos e desafios levaram a empresa ForTrevo a instalarse na Praia da Vitória?

Olga Duarte (OG) - As condições favoráveis oferecidas pelo Governo dos Açores no contexto da Terceira Tech Island para a captação das empresas e a qualificação/formação das pessoas locais. Estes fatores, entre outros, permitem-nos proporcionar aos clientes uma oferta com qualidade e talento na área de IT.

JP – Quais os serviços e projetos que a empresa presta e desenvolve e em que áreas?

OG - A ForTrevo foca-se na digitalização dos seus clientes através do desenvolvimento de projectos de software à medida, com elevados padrões de qualidade e de entrega de valor para os nossos clientes.

Estamos presentes maioritariamente em 3 países: Portugal (continental e ilhas Açores), Bélgica e UK.

JP - A ForTrevo tem vindo a empregar mão de obra especializada em TIC formada na ilha Terceira. Qual é a análise que faz sobre este novo paradigma de trabalho no contexto sócio laboral que agora vivemos?

OG - As contratações têm sido feitas maioritariamente a nível local, para trabalharem remotamente para projectos por toda a Europa. Acreditamos que houve uma grande transformação de mentalidade e evolução na forma de trabalhar, diríamos até na confiança e responsabilidade dada aos colaboradores.

 JP - Desde a criação do Silicon Valley na década de 70 do século XX, até anos nossos dias temos assistido ao aparecimento de vários hub´s tecnológicos um pouco por todo o planeta empregando mão de obra altamente especializada. Embora numa escala mais pequena e noutros moldes conceptuais como vê a criação do Terceira Tech Island?

OD - Mesmo sendo um paradigma um pouco diferente, a Terceira Tech Island tem todo o potencial de se transformar num grande hub tecnológico. Além das condições dadas pela Terceira Tech Island, os nossos colaboradores são um excelente indicador da qualidade da mão de obra local, tanto a nível técnico como interpessoal.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante