Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

A primeira vez que tive consciência de que existiam pobres foi nos inícios da década de 50 do século passado, quando percebi que as pessoas que batiam à porta da casa de meus pais, no sábado de manhã, vinham pedir esmola. Eram, normalmente, pessoas de fora da Praia da Vitória. Mais tarde, conversando com meu irmão Ramiro, membro da Conferência de São Vicente de Paulo, apercebi-me de que também havia praienses pobres a precisar de ajuda. Na altura, começava-se a falar da “Assistência” que se percebia ter como objetivo apoiar as pessoas. A Dona Armanda, do escritório onde se pagava a conta da luz, na Rua Serpa Pinto, dava alguma informação sobre a matéria. A “Segurança Social”, tal como a conhecemos hoje, não era, ao tempo, imaginável.

Ao longo da vida, passei por várias geografias e, em todas elas, me deparei sempre com a pobreza; por vezes em plena luz do dia, outras, uma pobreza escondida, envergonhada, mas sempre pobreza. Aqui no Minho, onde vivo há muitos anos, ouvi várias estórias antigas de ajuda aos pobres nas aldeias: havia uma espécie de distribuição dos pobres da terra pelas casas mais ricas, uma espécie de “pobres a cargo”. Hoje este tipo de apoio à pobreza desapareceu. Aliás, ouve-se muitas vezes este comentário: “pago os meus impostos, o Estado que apoie quem precisa”; isto é, a prática da caridade cristã ou a compaixão vão dando lugar ao que chamo “a estatização do dever moral de solidariedade”, formulação que merecia um largo comentário impossível aqui.

Ao longo dos últimos 70 anos, a nossa sociedade mudou imenso, mas a pobreza, infelizmente, não desapareceu; alterou-se nas suas características e modos de expressão, mas continua a existir em todo o país, inclusive nos Açores, como a imprensa da Região tem sublinhado.

Como escrevi numa crónica que publiquei a propósito de umas férias inesquecíveis que fiz com a minha mulher, netos, filhos e noras em agosto de 2017, na Terceira, com o título “De férias na Terceira: E o futuro?”: “[i]nfelizmente, o que se vai lendo sobre a situação económico da Região não é muito entusiasmante; antes pelo contrário. Para além de outros, basta ter lido o texto de Osvaldo Cabral «O NOVO CICLO: MAIS ENDIVIDADOS E BEM COMIDOS...», publicado neste jornal no dia 6 de dezembro (p. 7), em que o jornalista faz uma apresentação comentada do parecer do Tribunal de Contas sobre a conta da Região de 2016. Ao chegar ao fim do texto, o leitor é levado a perguntar: quando vai rebentar a bomba? […]

“Mas há outros dados que são imensamente preocupantes. A Região dos Açores tem taxas de retenção e de abandono escolar muito altas. Os últimos rankings das escolas apresentavam os estabelecimentos de ensino açorianos em posições pouco animadoras. Em termos de pobreza, a percentagem de açorianos que recebe o rendimento social de inserção é das mais altas do país” [Diário dos Açores, 18 de março de 2018, Ano 149, Nº 41.523, p. 14]. Estamos em 2023 e a situação não melhorou.

Há poucas semanas, como faço com alguma frequência, telefonei a um grande amigo que vive na Região para uma das nossas longas e interessantes conversas. Falou-se de muita coisa e, às tantas, ele perguntou-me se já tinha lido o último livro do Joel Neto. Como respondi que não, comentou: “Vale a pena; vou mandar-to imediatamente”. Dois dias depois a encomenda chegou.

O livro chama-se Jénifer, ou a princesa da França. As ilhas (realmente) desconhecidas [Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2023, 79 páginas]. Logo que comecei a ler, foi como se me tivessem dado um murro no estômago. À maneira que a leitura avançava, fui-me sentindo cada vez mais agoniado, mais destroçado, porque a pobreza me ia aparecendo, não no abstrato das estatísticas e da prosa descritiva dos livros de sociologia, mas encarnada nas pessoas que povoam a narrativa. O livro é, digamos assim, um retrato de uma sociedade de gente de carne e osso que desfila à nossa frente vivendo a pobreza em toda a sua variedade, dimensões, matizes e contextos: a pobreza económica, social, moral, cultural, de espírito, de horizontes, de esperanças, de sonhos, até de vontade de encontrar caminho para sair do inferno em que vive. A história (propositadamente não escrevo “estória”) coloca-nos perante uma realidade medonha, mas de que não se pode fugir: depois da publicação deste livro, a sociedade açoriana em geral e todas as suas estruturas - políticas, religiosas, e da sociedade civil - não pode assobiar para o lado ou ficar quieta; tem de haver uma mobilização geral.

Jénifer, ou a princesa da França. As ilhas (realmente) desconhecidas coloca-nos perante uma realidade social avassaladora, onde encontramos as diversas pobrezas como, por exemplo: o abandono e desamparo em que vive uma criança: Jénifer; a exploração económica, cultural, social, sexual, de horizontes ou a falta deles: Mara; a pobreza do ambiente e do convívio: os adolescentes que convivem na tasca, onde crianças de 10, 12 anos jogam bilhar e bebem cerveja; um explorador de pobrezas: o dono da tasca com os seus capangas; o círculo vicioso da pobreza: os bairros sociais, com a sua segregação, o tráfico de droga, o desemprego e promiscuidades várias; as perversidades a que podem levar algumas políticas públicas de apoio aos mais desfavorecidos.

Nos seus romances, Joel Neto, partindo de elementos da vida real, cria estórias e põe-nos a ver uma sociedade. Neste livro, o escritor, lançando mão do seu grande talento, descreve-nos uma sociedade real com que se deparou, quis observar de perto e perceber. Isto é, se, por um lado, Jénifer, ou a princesa da França. As ilhas (realmente) desconhecidas é, sem dúvida, uma obra de arte de um grande romancista, por outro o escritor assume o papel de cidadão empenhado que não pode deixar de denunciar a injustiça social que encontrou e quer dar a conhecer em toda a sua crueza.

Uma nota final: o mais doloroso para mim foi quando cheguei ao fim do livro, porque me ocorreu imediatamente: a leitura acabou, mas a pobreza não; provavelmente nunca acabará.

Braga, maio de 2023

José Henrique Silveira de Brito

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante