Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Fundada a 30 de Abril de 1992, a Associação de Apoio à Criança da Ilha Terceira (AACIT) é uma IPSS vocacionada para o acolhimento de crianças e jovens em risco

Nesta edição Jornal da Praia entrevista Jorge Pires, Presidente da Direção que falou sobre a instituição que dirige.

 

Jornal da Praia (JP) - "Damos a mão, a quem mais precisa..."

Fundada a 30 de Abril de 1992, a Associação de Apoio à Criança da Ilha Terceira (AACIT) é uma IPSS vocacionada para o acolhimento de crianças e jovens em risco. Como vê atualmente a instituição que dirige?

Jorge Pires (JP) - Como referiu e bem, a AACIT é uma resposta social que tem como valência única a Casa de Acolhimento Residencial, "Mãos que Acolhem", vocacionada para a recepção de crianças e jovens (c/j) em perigo. Neste âmbito, somos uma associação que acolhe, protege e promove o desenvolvimento integrado das crianças e jovens em perigo.

Capacitamos e autonomizamos com qualidade, educando crianças e jovens felizes e equilibrados, focando sempre a individualidade e a melhoria contínua, disponibilidade, união e cooperação, consciência e responsabilidade, respeito e auto-estima.

JP - Quantas crianças e jovens a instituição acolhedora e respectiva faixa etária?

JP - Actualmente temos 9 crianças e jovens do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos de idade. Ainda assim, considero pertinente referir que capacidade desta CAR é de 10 crianças + 1, uma atribuída a situações de emergência. São destinatários desta resposta social crianças e jovens de ambos os sexos até aos 18 anos de idade ou 25 anos de idade, nos casos em que tenha sido solicitada a continuação da medida para além da maioridade, estando a prorrogação contemplada no nosso projecto educativo.

JP - Desde o dia em que entram na instituição a criança ou o jovem passa por um período de adaptação. Como funciona essa adaptação sabendo que essas crianças e jovens necessitam de vários cuidados muitas vezes descurados, abandonados e provenientes de famílias disfuncionais? Os funcionários e os dirigentes funcionam aqui também como uma "família"?

JP - Desde o primeiro dia de acolhimento, o nosso papel enquanto equipa educativa, é promover o desenvolvimento integral, assegurando a satisfação das necessidades básicas, atenuando os factores de risco e potenciando factores de protecção. Avaliamos as necessidades individuais, desenvolvendo as competências pessoais e sociais de cada criança e jovem, garantindo que durante o período de acolhimento tenham uma vivência de tipo familiar, num ambiente afectivo e em segurança. Infelizmente a adaptação e integração das crianças e jovens no contexto de acolhimento, não depende só da nossa actuação, sendo variável consoante as características individuais e de resiliência de cada um, havendo quem se integre rapidamente, ajustando-se ao funcionamento da casa, enquanto que outros, levam algum tempo a gerir as suas emoções, a construir relações e a aceitar as rotinas, até que consigam sentir-se parte integrante do grupo.

JP - Como é o dia-a-dia na instituição e sua integração na comunidade?

JP - A casa de acolhimento assume uma estrutura de vida semelhante á de uma estrutura familiar, com regras e rotinas. Tal como nas famílias, as crianças e jovens de todas as fixas etárias e com diferentes capacidades devem ajudar nas tarefas domésticas, partilhando com os adultos a responsabilidade pela manutenção e limpeza da casa, a confecção das refeições e o tratamento das roupas. Claro que a participação nas tarefas domésticas, não pode envolver riscos e é adaptada à idade, autonomia e desenvolvimento de cada um.

É ainda essencial que os acolhidos entendam que serão tratados como pessoas comuns, como qualquer outra criança e jovem. Esta igualdade e similaridade com todas as crianças e jovens, pressupõe o desenvolvimento de um ambiente familiar, que procura criar momentos e vivências comuns, assinalando a data de aniversário de cada eij e comemorando todas as épocas festivas, tais como, carnaval, páscoa, natal e momentos relacionados com o percurso católico (1'. comunhão, procissão de fé, crisma) e outras datas significativas.

A nível da comunidade, são criadas condições para que seja possível o acesso a diferentes actividades de lazer, sociais, desportivas ou culturais, garantindo uma integração na sociedade sem associação à Casa de acolhimento, zelando sempre pela sua privacidade e respeitando a sua intimidade

Assim, funcionamos numa abordagem prática que, em contexto de acolhimento, oferece uma "vida normal" às crianças e jovens, possibilitando vivências idênticas às vividas no seio das suas famílias

JP — Quais os projetos que a Associação tem para os próximos anos? Prevê alargar o seu plano de ação a outras localidades da ilha Terceira ou mesmo ampliar as atuais instalações na vila das Lajes?

JP - A AACIT é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com a forma de associação de solidariedade social, constituída por tempo indeterminado, edificada através da celebração de acordos de cooperação com o Governo Regional dos Açores, que permitem o funcionamento da valência, Casa de Acolhimento Residencial.

Nesta perspectiva, funcionamos sempre em parceria com o estado, não tendo autonomia financeira, nem de poder, na criação de novas respostas e valências.

Enquanto IPSS procuramos dar resposta a situações de emergência social e apoio aos cidadãos mais elegíveis, mas sempre como efeito da acção de solidariedade social pelo estado, promovendo uma intervenção com capacidade de inovação e adaptação, face às necessidades identificadas pelos organismos competentes. Somos o motor, que dá expressão ao dever de solidariedade do Estado, que assegura a efetivação dos direitos das pessoas em contexto de vulnerabilidade, através da criação de respostas sociais de combate a novas situações de desigualdades.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante