Ao passar o dedo pelo telemóvel são várias as iniciativas com que me partem do Porto Martins aos Biscoitos. O nosso concelho da Praia da Vitória mobiliza um conjunto de pessoas na sua maioria anónimas, com nome próprio e com um amor inconfundível às suas instituições, juntas de freguesia, coletividades, grupos desportivos, associações e paróquias.
Reúnem-se em sedes próprias, em sedes adaptadas e até num simples café ou casas de moradias. O objetivo é comum. Levar a bom porto as iniciativas a que se propõe, com espírito de voluntariado, entrega ao outro e valorização dos diferentes setores da nossa comunidade.
São várias as dificuldades que os movimentos cívicos encontram para concretização dos seus objetivos. A autarquia diminui os apoios, o custo dos produtos aumentou face à crença e as exigências sociais mantiveram-se ao mesmo nível.
Alguns mantêm-se fiéis a sua “camisola”, geram um motor de alavanca a várias mãos e promovem atividades criativas, únicas e de louvar. Recordo como iniciativas que a Junta de Freguesia do Porto Martins levou a cabo criando a participação da sua comunidade: a feira, o dia da freguesia e a festa do seu 22º aniversário, sendo uma jovem e dinâmica freguesia concebida para o mar e para as suas raízes . Parabéns! A Junta de Freguesia da Fonte Bastardo, Fontinhas, São Brás, Vila Nova, Agualva, Quatro Ribeiras e Biscoitos cuidam dos seus espaços e arruamentos, dos seus movimentos que dão vida às suas freguesias.A Vila das Lajes mantém igualmente a vida das suas gentes, sendo morada de um grupo desportivo “Juventude Desportiva Lajense” ativo em diferentes domínios ao qual parabenizo pelos seus sessenta e cinco anos de existência.
Que a nossa cidade, que a nossa Junta de Freguesia de Santa Cruz seja capaz de mobilizar pessoas, para fazer crescer a união cultural que tanto nos faz falta.
Somos a cidade de Nemésio, de costas voltadas para os “nossos” músicos, desportistas, escritores, agentes culturais. Sejamos mais “freguesias”, tomemos o exemplo dos/as presidentes de juntas que valorizam cada pessoa e cada arruamento, cada casa.
Carla Félix, Diretora Adjunta