Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Iniciou-se hoje, dia 28 de março, na Casa Farol, situada na Serra de Santiago, um ciclo de atividades que visam a promoção do bem-estar emocional e social destinado à população feminina que habita nesta zona.

A primeira sessão foi um workshop de automaquilhagem, que visa contribuir para o incremento da autoestima, do autoconceito e dos cuidados com a apresentação física de cada participante.

O principal objetivo deste projeto é estimular a autoconfiança e fazer com que cada participante aprenda a acreditar em si, fomentando-se o espírito e a atitude positiva e, consequentemente, a promoção da capacidade de resiliência e incentivo à conquista dos seus objetivos.

Este é o primeiro dos workshops previstos do conjunto de dinâmicas e iniciativas de sensibilização, aprendizagem e bem-estar, que decorrerão ao longo do ano, sob a orientação do Departamento de Educação e Reabilitação da Cooperativa Praia Cultural.

A próxima ação de sensibilização realizar-se-á no dia 15 de maio, e será vocacionada para os cuidados e higiene do cabelo. Futuramente, estão planeados outros momentos formativos que visam a autonomização e inserção na sociedade.

Paula Sousa, Vereadora da Câmara Municipal da Praia da Vitória responsável pelo pelouro da Educação, que esteve presente na sessão do workshop, sublinha que o este novo projeto vem consolidar a Casa Farol como uma valência fundamental para a comunidade residente naquela zona.

“Este é um projeto muito rico que procura dotar cada participante de competências pessoais, que muita vez são descuradas pela obrigatoriedade que a sociedade impõe, mas também pela responsabilidade de estar ao nível do outro. Assim, através do incentivo ao autocuidado pessoal, acredito que estaremos a contribuir para o bem-estar de cada um, importando salientar que melhor do que estarmos para o outro, o importante é estarmos à altura que merecemos.”, explicou a autarca.

A Vereadora revelou ainda que a reação da comunidade face ao workshop de automaquilhagem tem sido “positiva”, dando o exemplo de mães que já referenciaram que “gostariam que as suas filhas também tivessem esta oportunidade”, adiantando que, perante estes testemunhos, considera avançar com novas iniciativas desta índole.

“Esta é uma comunidade com vivências próprias e particulares, na qual queremos intervir de melhor forma. Foi um gosto pessoal enorme poder partilhar esta boa energia. Estes são projetos que não se sobrepõem a outros que estão neste momento a decorrer e que são dinamizados por outras valências, pelo que nos traz grande satisfação podermos ser dinamizadores de algo inédito”, enquadrou Paula Sousa.

A edil praiense garantiu também que, para além destes projetos, “manterão todas as atividades destinadas às crianças pertencentes a faixa etária dos 6 aos 10 anos”, que já decorrem desde 2021.

“Posso garantir que as aulas de alfabetização, destinadas a um público mais vulnerável e/ou de baixa escolaridade, bem como as atividades físicas e as sessões de relaxamento e mindfulness, são medidas consolidadas e que estão disponíveis para quem quiser usufruir das mesmas”, enfatizou Paula Sousa.

“É da nossa preocupação envolver toda a comunidade da Serra de Santiago na criação de projetos e dinâmicas transversais às diferentes faixas etárias, frisou a autarca.

No final, Paula Sousa deixou também o seu sincero reconhecimento e agradecimento aos parceiros sociais da iniciativa: Luxus Clinic; a esteticista Andreia Pereira; Farmácia Cabral; Farmácia Silva e Farmácia da Santa Casa da Misericórdia.

“A realização deste workshop resultou de uma estreita parceria com várias entidades locais, onde foram fornecidos vários produtos, que por sua vez foram distribuídos aos participantes”, concluiu. Fonte: CMPV

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante