Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Peixe do meu quintal   

A Correia das Natálias

Foi a 16 de março de 1993 que Natália Correia faleceu, em Lisboa, aos 70 anos de idade. Já lá vão 30 anos. Também os cem anos do seu nascimento (1923) estão a ser comemorados com diversas iniciativas levadas a cabo pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e outras instituições nacionais e regionais.

Natália Correia, a Mulher. Escritora, poetisa, deputada e defensora acérrima da igualdade de género e dos direitos humanos. Natália de Oliveira Correia foi ativa interventora da vida política e sociocultural do seu tempo. Poetisa, dramaturga, ficcionista, ensaísta, tradutora, autora de libretos de ópera, foi também colaboradora de vários títulos da imprensa periódica como Diário de Notícias e A Capital e assumiu cargos diretivos em O Século Hoje e na Vida Mundial. Foi diretora literária na Editorial Estúdios Cor (1971) e na Editora Arcádia (1973), argumentista do telefilme Santo Antero e de programas culturais transmitidos pela RTP e emprestou a sua voz para a gravação de textos literários produzidos pela Editora Discográfica Sassetti. Integrou a equipa da Secretaria de Estado da Cultura, em 1977, como consultora cultural, a convite de David Mourão-Ferreira e, em 1980, foi eleita deputada à Assembleia da República.

No célebre debate parlamentar de 12 de novembro de 1982, no qual se discutiu a proposta de despenalização do aborto apresentada por Zita Seabra, Natália Correia faz uma intervenção histórica. Depois de o deputado centrista João Morgado afirmar que “a igreja Católica proíbe o aborto porque entende que o ato sexual é para se ver o nascimento de um filho”, a escritora responde-lhe em verso: “Já que o coito diz Morgado tem como fim cristalino, preciso e imaculado fazer menina ou menino e cada vez que o varão sexual petisco manduca, temos na procriação prova de que houve ‘truca-truca’, sendo só pai de um rebento, lógica é a conclusão de que o viril instrumento só usou parca ração! Uma vez. E se a função faz o órgão diz o ditado consumado essa exceção, ficou capado o Morgado”.

Da página do ‘Observador’, transcrevemos, com a devida vénia, a notícia do lançamento da sua biografia:

“A biografia de Natália Correia que será publicada em março pela Contraponto tem 700 páginas e levou seis anos a ser escrita, foi revelado ao final da tarde desta sexta-feira no Correntes d’Escritas, o festival literário da Póvoa de Varzim, onde decorreu o pré-lançamento de O Dever de Deslumbrar, de Filipa Martins.

O jornalista João Gobern, que conversou na Póvoa de Varzim com Filipa Martins, começou por assinalar que “uma das biografias que mais falta fazia [em Portugal] era a de Natália Correia”, destacando a vida cheia da escritora “hiperativa, que nunca parava”.

Sobre a biografia O Dever de Deslumbrar, Gobern disse tratar-se de uma obra que, “partindo de uma figura central [da cultura portuguesa], acaba por ser um retrato nosso”, “quase um dicionário histórico em múltiplos capítulos do que foi a história de Portugal entre o nascimento e morte de Natália Correia”, cujos 30 anos da morte e 100 do nascimento se assinalam este ano, em setembro e março, respetivamente.

Filipa Martins lembrou que Natália Correia foi mais censurada do que qualquer outro escritor português, por ter atacado “uma especificidade da nossa sociedade do Estado Novo, os bons costumes”, “não em todas as obras, mas de alguma maneira em todas as obras”.

Por mim, recordo o encontro casual que tive com esta impressionante personagem e que já descrevi em diversas publicações. Foi na Lisboa dos finais de 1968. Num pequeno café da rua Forno do Tijolo, a 22 de dezembro. Não muito longe do Largo da Graça e do seu nº 79 - O Botequim da Liberdade.

 

José Soares

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante