Regressou novamente e com intensidade, a discussão sobre a contaminação dos solos e aquíferos poluídos com metais pesados, nos terrenos envolventes à Base das Lajes,
no concelho da Praia da Vitória, que durante décadas de actividades militares norte americanas, deixaram derrames de combustíveis que afectaram os solos e aquíferos em terrenos adjacentes aquela Base Aérea, e que segundo alguns peritos originou uma elevada taxa de doenças oncológicas nos Açores, o que levou o AIM Cancer Center, a alertar para o facto que na Região Autónoma dos Açores, há mais mortes por cancro, do que no resto do país, nomeadamente na Região Autónoma da Madeira.
Esta poluição não só escraviza, como mata, o que se torna alarmante para as pessoas residentes na Ilha Terceira, nomeadamente as residentes no concelho da Praia da Vitória, onde é facto notório, que a taxa de mortalidade por cancro é a mais elevada do nosso país, e o próprio AIM Cancer Center, afirma que “nenhuma conversa honesta sobre o cancro nos Açores pode contornar a Base das Lajes”.
Acontece que o empenho devido do Estado Central, tem tido muita pouca eficácia na resolução deste problema, nomeadamente a pedir responsabilidades aos Estado Unidos da América, para proceder à descontaminação dos solos e aquíferos que continuam a alastrar-se em terrenos do nosso concelho, e para que os Estados Unidos da América sejam efectivamente instados a assumir as suas responsabilidades perante Portugal e a Região Autónoma dos Açores.
Recentemente, o Semanário Expresso, deu conta da presença de gado em terrenos contaminados junto à Base das Lajes, no concelho da Praia da Vitória, o que levou a comunidade científica a alertar para potencial risco na saúde pública e no ambiente. Os especialistas consultados pelo referido jornal foram perentórios em afirmar que os animais não deviam pastar nas referidas áreas contaminadas por hidrocarbonetos, clorofórmio e outros contaminantes, relacionados com as actividades miliares existentes há muito anos na Base das Lajes.
Torna-se urgente proceder à descontaminação dos terrenos contaminados, e cabe ao Estado Português impreterivelmente pressionar através dos meios legais e necessários os Estados Unidos da América do Norte, a assumirem as suas responsabilidades por tal catástrofe ambiental e perigosíssima para a saúde pública das populações que vivem nesta Ilha de Jesus, pois se a posição estratégica da Base das Lajes é o verdadeiro filão de ouro de Portugal Continental, isto implica para o Governo Português a obrigação irreversível de remediar esta complicada situação de uma vez por todas, a bem do ambiente e da saúde pública do povo da Ilha Terceira em geral e do povo da Praia da Vitória em particular, porque o processo de descontaminação não se pode arrastar por mais tempo.
Sebastião Lima, Diretor

