Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix

A Vice-Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, promove as comemorações regionais do Dia da Europa, no próximo dia 9 de maio, na ilha das Flores, território que representa o ponto mais ocidental da Europa, reforçando a dimensão geopolítica e identitária das Regiões Ultraperiféricas no projeto europeu.

As celebrações - que assinalam, simultaneamente, o Dia da Europa e os 40 anos de integração europeia - decorrem nos municípios das Lajes das Flores e de Santa Cruz das Flores, são abertas a toda a população e envolvem a comunidade escolar, seniores e diversas entidades locais e regionais.

O programa arranca pelas 9h30, na Câmara Municipal das Lajes das Flores, com o hastear das bandeiras e execução dos Hinos de Portugal, dos Açores e da Europa, pela Filarmónica União Operária e Cultural Nossa Senhora dos Remédios, seguindo-se a Sessão Oficial de Abertura, que contará com intervenções do Presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, Beto Vasconcelos, do Delegado do Governo da Catalunha em Portugal, Rui Reis, e do Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima.

Segue-se uma homenagem a Pedro da Silveira, “o Poeta mais Ocidental da Europa”, com uma intervenção da florentina Gabriela Silva, após a qual terá lugar um recital de poemas do mesmo pelo Grupo de Teatro "A Jangada".

As cerimónias prosseguem com a inauguração da exposição “Europa em Postais”, com trabalhos elaborados por alunos do 2.º ciclo da Escola Básica e Secundária das Flores e da Escola EB 1,2/JI das Lajes das Flores, além da entrega de prémios e da cerimónia oficial de lançamento do selo, postal, envelope e carimbo oficial dos CTT, a comemorar o evento com a imagem vencedora do concurso de postais.

Já no ponto mais ocidental da Europa - na Fajã Grande, prossegue o programa com a inauguração, pelas 12h30, de um mural de azulejos alusivo aos 40 anos da integração europeia, obra desenvolvida por alunos do Clube de Cerâmica da EBS Flores, acompanhada de breves intervenções institucionais e de uma reflexão sobre a simbologia geopolítica da Ilha das Flores no contexto europeu, a cargo do florentino António Maria Gonçalves.

Do programa consta ainda uma visita ao Ilhéu do Monchique, caso as condições climatéricas o permitam, marcando simbolicamente a data junto àquele que é o ponto mais ocidental da Europa, situado na costa oeste da ilha das Flores.

O programa retoma pelas 17 horas, já na Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, com a inauguração da exposição “Bandeiras dos Estados-Membros da União Europeia”, com trabalhos elaborados por utentes seniores das Santas Casas da Misericórdia de Santa Cruz e das Lajes das Flores.

Seguem-se os discursos oficiais, com intervenções a cargo da Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, Elisabete Nóia, e do Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, após as quais o conferencista convidado, Adolfo Mesquita Nunes, falará sobre a "Europa em modo inteligente: vantagens para as ultraperiferias”, conferência esta que antecede o encerramento oficial das comemorações do Dia da Europa, após um espaço de debate.

Esta iniciativa, que integra cerimónias e discursos oficiais, momentos culturais, exposições e iniciativas lúdico-didáticas, resulta de uma parceria da Vice-Presidência do Governo dos Açores com a Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores e Câmara Municipal das Lajes das Flores, contando com o apoio da Escola Básica e Secundária das Flores, Santa Casa da Misericórdia das Lajes das Flores, Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores, Grupo de Teatro "A Jangada", CTT e Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo.

A comemoração do Dia da Europa na ilha das Flores assume especial relevância ao coincidir com os 40 anos da adesão de Portugal e Espanha à então Comunidade Económica Europeia ocorrida a 1 de janeiro de 1986, marco determinante para o desenvolvimento económico, social e territorial do país e da Região. Fonte: Governo dos Açores

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante