Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

ZONA FRANCA

Ovelha negra

Faleceu a “Rainha do Rock”.

No passado dia 9 de Maio, Rita Lee partiu fisicamente deste mundo, deixando um extenso legado em prol da emancipação das mulheres. Foi ativista na luta contra o machismo, na busca da igualdade de gênero, sem receber de se expressar publicamente a favor das causas feministas, muito em particular das mulheres mais velhas.

Como confessou, no palco do Coliseu de Lisboa, em 2008, a sua vida foi comandada por muitos contraltos e baixos, a ponto de dizer que parecia que “Suicídio é uma maneira de dizer a Deus: “não precisa me despedir, eu me demito ”.

São inúmeras as mensagens que Rita Lee deixa através das suas músicas. Em “Ovelha negra”, refere-se que “Levava uma vida sossegada, gostava de sombra e água fresca”. “Foi quando meu pai me disse, você é a velha negra da família. Agora é hora de você assumir e sumir”. Assume que: “Não adianta chamar quando alguém está perdido, procurando se encontrar”, achando que: “Não vale a pena esperar” e o melhor é tirar “isso da cabeça” e pôr “o resto no lugar”.

As notícias que se entrelaçam nas nossas casas, em pleno século XXI, não nos deixam esquecer que em todo o mundo, inclusive à nossa porta, existem mulheres a serem abusadas, assassinadas. Infelizmente, seguia-se as atuais palavras de Rita quando exprimia a coragem de se libertar “daquela vida vulgar” e passar a “fazer tudo o que queria fazer”, pois sabia que tinha nascido “pra saber”.

Em “Todas as mulheres do Mundo”, a Rainha diz que toda a mulher quer ser amada, quer ser feliz, se faz de coitada e é meio Leila Diniz, actriz brasileira, nascida em 1945, reconhecida como uma das maiores combatentes do machismo e da repressão no Brasil. Falecida em 1972, Leila Diniz deixou uma filha bebé que foi criada por Chico Buarque, outro grande arauto da liberdade.

Para os mais distraídos, Rita Lee faz questão de lembrar, em “Pagu”, que nem é freira, nem é puta e que “nem toda a brasileira é bunda, meu peito não é de silicone. Sou mais macho que muito homem.”

Com a consciência plena de que “Tudo vira bosta”, Rita Lee deixou o seu epitáfio escrito, no primeiro volume da sua auto-biografia:

“Quando eu morrer, posso imaginar as palavras de carinho de quem me detesta. Algumas rádios tocarão minhas músicas sem cobrar jabá, colegas dirão que farei falta no mundo da música, quem sabe até deem meu nome para uma rua sem saída. Os fãs, esses sinceros, empunharão capas dos meus discos e entoarão “Ovelha negra”, as TVs já devem ter na manga um resumo da minha trajectória para exibir no telejornal do dia e uma notinha no obituário de algumas revistas há-de sair. Nas redes virtuais, alguns dirão: “Ué, pensei que a véia já tivesse morrido, kkk”. Nenhum político se atreverá a comparecer ao meu velório, uma vez que nunca compareci ao palanque de nenhum deles e me levantaria do caixão para vaiá-los. Enquanto isso, estarei eu de alma presente no céu tocando minha autoharp e cantando para Deus: “Thank you, Lord, finally sedated”.

A ser certa a sua previsão, espero então que Deus lhe responda:

Lança, menina, lança todo esse perfume.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

*ZONA FRANCA discorda ortograficamente

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante