Jornal da Praia

PUB

QUATRO RIBEIRAS COM PAVILHÃO DESPORTIVO

Quarta, 28 de Julho de 2010 em No Concelho 1078 visualizações Partilhar

QUATRO RIBEIRAS COM PAVILHÃO DESPORTIVO

Presidente da Câmara da Praia na inauguração da infra-estrutura, “Pavilhão nas Quatro Ribeiras prova que todas as freguesias são iguais para nós”

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória afirma que a inauguração do pavilhão desportivo nas Quatro Ribeiras prova que para a Autarquia “todas as freguesias do concelho são iguais”.

Roberto Monteiro, que falava na cerimónia de inauguração desta infra-estrutura, que decorreu na tarde de sábado, 24, sublinhou que o facto de a freguesia das Quatro Ribeiras ser a mais pequena do concelho não diminui o investimento camarário, nem impede a construção no seu território de infra-estruturas.

“A obra que hoje inauguramos integra-se numa opção clara do executivo que lidero: potenciar a qualidade de vida de todos os praienses. Inaugurar um pavilhão desportivo na mais pequena freguesia do concelho, além de ser um momento muito especial para mim, representa mais uma evidência clara que para esta Câmara todos os praienses são iguais e que aos nossos olhos todas as freguesias são do mesmo tamanho”, realçou o autarca.

O pavilhão desportivo das Quatro Ribeiras é a sétima estrutura da Rede Municipal de Pavilhões Desportivos a ser inaugurada, no âmbito de um programa que a Autarquia pretende ter concluído em 2012.

“Em 2012, teremos 12 pavilhões municipais e três do Governo Regional, o que totaliza 15 pavilhões desportivos no concelho, que, como sabeis, tem 11 freguesias. Com esta rede, todos os segmentos etários e sociais do concelho têm a oportunidade de praticar actividade física; será possível continuar a baixar a taxa de inactividade física no concelho, que em 2008, rondava os 93 por cento; e continuaremos a garantir a todos os praienses o acesso ao mesmo tipo de infra-estruturas, independentemente do lugar ou da freguesia onde residem”, explicou Roberto Monteiro.

Neste momento, estão em funcionamento os pavilhões desportivos das Lajes, Juncal, São Brás, Agualva, Fontinhas, Casa da Ribeira e Quatro Ribeiras. Estão em construção os pavilhões do Porto Martins e o pavilhão das Artes Marciais, em Santa Cruz.

Em breve começará a construção dos pavilhões da Vila Nova e do Cabo da Praia.

“Mas a nossa aposta em infra-estruturas de fomento da qualidade de vida não se limitou aos pavilhões desportivos. A avenida marginal, os passeios marítimos e a reabilitação das zonas balneares representam um investimento municipal de 20 milhões de euros, que se insere nesse âmbito”, sublinhou o autarca.

Roberto Monteiro, discursando na inauguração do pavilhão, que contou com várias dezenas de habitantes das Quatro Ribeiras, reafirmou o seu compromisso na manutenção do investimento camarário do meio rural, recordando alguns dos projectos implementados e em curso, nomeadamente o Fundo de Coesão Rural, a Rede Municipal de Infocentros, o programa “Onda Cultural”, os programas de dinamização dos centros de convívio de idosos, ou os pavilhões multiserviços, assim como a rede municipal de creches e ATL’s.

O autarca recordou ainda o investimento já realizado na freguesia das Quatro Ribeiras: dos apoios à reabilitação do centro da freguesia (Império, coreto e espaços de lazer) até às pavimentações de rodovias e de parques junto às zonas balneares e de lazer, passando pelo novo parque infantil, o edifício da Junta de Freguesia, a construção de um novo miradouro, habitação social, recuperação de habitações degradadas, trilhos pedestres e o apoio a várias associações e entidades da freguesia (Comissão da Igreja, Escuteiros, Casa do Povo, Sociedade Recreativa, entre outros).

“E, neste momento, estamos a elaborar o projecto de reabilitação do Caminho Velho e estamos muito empenhados na recuperação da zona balnear das Quatro Ribeiras, destruída pelo temporal de Dezembro do ano passado”, confirmou.

Por seu turno, o presidente da Junta de Freguesia das Quatro Ribeiras, Rui Castro, agradeceu o empenho da Câmara Municipal da Praia da Vitória na construção do pavilhão desportivo e nos diversos investimentos realizados e em curso na freguesia.

Rui Castro, depois, apelou às associações locais para procurarem criar projectos que rentabilizem a infra-estrutura inaugurada no sábado, que ficará sob gestão da Junta de Freguesia das Quatro Ribeiras.