Jornal da Praia

PUB

Confraria do Verdelho investe novos confrades

Segunda, 30 de Novembro de 2009 em Atualidade 930 visualizações Partilhar

A Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, a mais antiga, em actividade nos Açores, foi fundada, em 1993, para defender, valorizar promover, não só o Verdelho dos Biscoitos mas também todo o vinho de qualidade da Região Autónoma, vai durante o seu Grande Capítulo de 5 de Dezembro de 2009 realizar mais uma investidura para admissão de novos confrades.

Assim, serão entronizadas as seguintes personalidades e instituições:

Confrade de Honra e Devoção – Carlos Manuel Martins do Vale César.

 

Confrades de Mérito: Rui João Beliz Pestana de Almeida, Moisés da Rocha Mendes, Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense, Grupo de Baile à Antiga do Posto Santo.
Confrades Irmãos – José Aurélio Dias Almeida, Luís Miguel Duarte Barcelos e Paulo Dias de Almeida.

 

Confrades Noviços – José Manuel Silva Cardoso, Domingos Alberto de Aguiar Borges e Luís Vasco Picanço da Cunha.

 

A C.V.V.B. ao longo da sua existência tem participado em quase todos os eventos relacionados com a vinha e o vinho em Portugal e no estrangeiro. Paralelamente, tem organizado actividades da temática, como provas sensoriais e dois simpósios de Confrarias Báquicas e Gastronómicas de Portugal (Angra do Heroísmo 2004 e Praia da Vitória 2008) que trouxeram à ilha Terceira, cientistas e técnicos de reconhecido valor.
A cerimónia em epigrafe desenrolar-se-à no Salão Nobre da Câmara Municipal da Praia da Vitória (às 10H30 horas) e de seguida haverá um almoço no Clube de Golfe da Ilha Terceira.

Entre os seus confrades honorários a C.V.V.B. conta com o Duque de Bragança - Dom Duarte João, Gonçalo Pereira Ribeiro Telles, José Meneres Pimentel, Alberto Sampaio da Nóvoa, Fernando Machado Meneses, Fernando Santos Pessoa, João Carvalho Ghira, I.N.A.T.E.L.- Delegação de Angra do Heroísmo, C.M.A.H., C.M.P.V., C.A.B. Lda. António Espínola Godinho, Joaquim Pires e outros.

O seu Directório, que tem como Grão – Mestre Jácome de Bruges Bettencourt, cessa funções em Janeiro próximo.