Jornal da Praia

PUB

Festejar o Atlntico

Quinta, 30 de Julho de 2009 em Atualidade 1171 visualizações Partilhar

Festejar o Atlntico

Berto Messias, Presidente da Comissão das Festas Praia 2009

Jornal da Praia – Quais os motivos que o levaram a aceitar a presidir à comissão de Festas Praia 2009?
Em primeiro lugar devo dizer que muito me honra o convite que me foi feito pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal. Mas, apesar de ser uma honra é uma enorme responsabilidade. As Festas da Praia da Vitória estão hoje num patamar que exigem do Presidente da Comissão Organizadora muita responsabilidade e empenho.
Aceitei o convite que me foi feito pela vontade de servir a minha terra e porque acho que com as minhas ideias e com a ajuda de muita gente que trabalha arduamente na comissão de festas poderemos contribuir para a projecção, cada vez mais alto, do nome da Praia da Vitória.
Jornal da Praia – Como tem decorrido os preparativos para as festas e respectiva divulgação junto do público?
A primeira reunião que fizemos para preparar as Festas da Praia 2009 foi no mês de Novembro do ano passado. Ou seja, os preparativos começaram muito cedo. Essa antecedência permite planear devidamente todas as festividades.
A concepção dos cortejos, a preparação e planeamento dos espectáculos e de todo o programa tem decorrido com toda a normalidade. Agora, à medida que se vai aproximando o início das Festas começam a surgir os imprevistos, para os quais temos de estar preparados.
Quanto à divulgação, é dividida por duas fases. Nos meses de Abril e Maio divulgamos os principais acontecimentos das Festas junto das nossas comunidades emigrantes, nos Estados Unidos, em Boston e Califórnia, e no Canadá, em Toronto. A segunda fase, por uma questão de respeito institucional com o Município de Angra e com a comissão das Sanjoaninas, começa imediatamente a seguir ao términus das Sanjoaninas.
Temos já o nosso site online, temos utilizado os órgãos de comunicação social para divulgar as Festas e utilizamos as principais plataformas digitais para que seja possível chegar com a nossa informação o mais longe possível.
Como sabe, devido ao mundo global em que vivemos e devido às novas tecnologias conseguimos divulgar o nosso evento em todo o mundo facilmente.
Jornal da Praia – Qual é o tema das Festas Praia 2009? E, em relação aos vários cortejos o que é que o publico pode ver?
O tema das Festas da Praia deste ano é Praia da Vitória – Cidade do Atlântico numa alusão à importância que o Mar e o Atlântico sempre tiveram para a nossa história.
Os cortejos que decorrem nas Festas da Praia são, hoje, um marco de qualidade e parte fundamental nas nossas festividades. O Cortejo de Abertura que decorrerá no sábado terá cinco carros e vários quadros dedicados a vários momentos da história da Praia como a Batalha de 11 de Agosto, as lendas da Praia ou a Praia virada para o Mundo, o resto fica como surpresa para ser desvendada no dia 01 de Agosto.
Quanto ao cortejo das crianças que também é um momento importante do nosso programa o tema é Os Flinstones e terá carros alusivos ao filme desta famosa família e, estamos certos, será um grande momento para as crianças e famílias que nos visitarem no dia 07 de Agosto, numa noite totalmente dedicada às crianças.

Ainda no âmbito dos desfiles não posso deixar de referir o desfile de Filarmónicas e de folclores marcos fundamentais da nossa identidade cultural e das nossas tradições e o desfile de Marchas Populares onde vão desfilar todas as marchas do Concelho da Praia e algumas marchas convidadas.


 Jornal da Praia –Estamos a cerca de uma semana do inicio, o que é que destaca?
O que é que o público pode ver?
É injusto e não é correcto destacar alguma coisa. O modelo das Festas da Praia é complementar. Todos os espaços e eventos complementam-se.
Ao nível musical elaborámos um programa eclético que consiga abranger os mais variados gostos musicais.
Temos a Feira de Gastronomia do Atlântico de grande qualidade, temos o palco tradições na Praça Francisco Ornelas da Câmara com as nossas principais manifestações tradicionais, temos o Palco Musica do Mundo na Avenida com músicos de várias partes do mundo, temos o palco principal com bandas do top nacional e com duas figuras internacionais como Brandi Carlile e Gabriel o Pensador, poderemos ver desfiles, manifestações culturais e desportivas, manifestações religiosas com grande simbolismo para os praienses como a Procissão de Santa Rita e a Procissão dos Marítimos, filarmónicas, folclores, danças de carnaval, cantoria e tauromaquia, com touradas à Corda e uma Tourada de Praça.
Enfim, quem nos visitar poderá usufruir de um programa variado, eclético, abrangente e que consiga satisfazer diferentes gostos e sensibilidades.
Jornal da Praia – Qual é a mensagem que deixa a quem vier às Festas Praia 2009?
Que usufrua do programa que preparámos, dando-lhes a garantia de um programa de grande qualidade e que se preparem para uma semana de grande diversão e alegria naquelas que são hoje uma das melhores festas de Verão dos Açores.

ver programa