Jornal da Praia

PUB

Editorial - Nelson Mandela

Sábado, 21 de Dezembro de 2013 em Editorial 1233 visualizações Partilhar

Editorial - Nelson Mandela

Faleceu Nelson Rolihlahla Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul, o mundo está de luto com o desaparecimento de tão proeminente figura política no século XXI.

Nelson Mandela nasceu a 18 de Julho de 1918 na Aldeia Mvezo, junto ao rio Mbashe, na região do Transkei no Sudoeste da África do Sul, sendo habitada sobretudo pelo povo Xhosa, aliás ao qual pertencia Nelson Mandela.

Nelson Mandela foi um convicto opositor ao regime do Apartheid entre brancos e negros e por isso desde muito novo se ligou ao movimento oposicionista o ANC, o que lhe custou 27 anos de prisão, mas apesar disso sempre lutou contra as Leis injustas de forma inabalável, como ilustre advogado que era.

Democrata exemplar, intelectual e humanista foi um incansável lutador ao longo de 95 anos para que a África do Sul fosse um país onde todos, brancos, negros, mestiços e amarelos tivessem lugar, fossem respeitados, acarinhados e formassem uma Nação homogénea e solidária.

A África e o mundo deve lhe muito, ensinou-nos que a justiça não é vingança, a vingança não é justiça, ao convidar o seu carcereiro para a tomada de posse como Presidente da Republica da África do Sul – 1994-1999.

No início da sua actividade política, teve que usar a violência contra a repressão injusta sobre os negros e mestiços pelo regime do Apartheid, mas evoluiu rapidamente para uma via pacifista, não vergando um milímetro perante os seus poderosos inimigos por isso há quem afirme com toda a justiça que a Estrada de Damasco não é exclusiva de S. Paulo…

A democracia erguida nos punhos do povo da África do Sul chefiado por Mandela foi um quadro digno que irá perpetuar ao longo da história, como modelo exemplar que deve servir de farol ao mundo.

A glória de Nelson Mandela não tem par, por isso da Lei da morte se libertou e o mundo seria muito melhor se houvessem vários Mandelas.

 

Diretor, Sebastião Lima

Foto/ history.com