Jornal da Praia

PUB

Amigos da Terceira 20 Anos de Caridade e Cultura

Quarta, 01 de Outubro de 2008 em Atualidade 827 visualizações Partilhar

Amigos da Terceira 20 Anos de Caridade e Cultura

O Grupo Amigos da Terceira celebrou as festas em honra do seu Patrono - São Vicente de Paulo - sob o tema "20 Anos de Caridade e Cultura", realizadas de 1 a 7 de Setembro. São Vicente de Paulo foi um padre francês, fundador dos Lazaristas e das Filhas da Caridade, tendo nascido a 24 de Abril de 1581 e falecido a 27 de Setembro de 1660.

Foi operário agrícola, estudou, apesar das dificuldades financeiras dos pais. Ordenado em 1600, licenciou-se em Direito Canónico em 1623. Esteve prisioneiro de piratas. Em Paris começou a orientar os seus planos tendo em vista a reforma do clero e auxílio ao povo abandonado e deu início às Confrarias da Caridade, que viriam a dar lugar às Conferências de São Vicente de Paulo.

O seu desvelo para com os pobres tornou-o extremamente popular. Foi canonizado em 1737.

É esta figura grada da Igreja que o Grupo Amigos da Terceira escolheu para seu padroeiro, já que, desde o seu início, uma das principais razões da sua fundação, para além dos aspectos culturais, foi precisamente a Caridade, o ajudar quem precisa, sem olhar a quem e sem escolher locais.

No aspecto cultural todos conhecem o impacto positivo que o Grupo Amigos da Terceira proporciona à Comunidade, tendo ultrapassado muitas vezes as suas fronteiras para levar um cheirinho da Ilha Terceira, com arte e carinho, a outras paragens.

Vinte anos passados, o tema ajusta-se perfeitamente ao Grupo Amigos da Terceira: "Caridade e Cultura."

Do programa das festas constou distribuição de cabazes de comida e esmolas, actuação de Ranchos Folclóricos, concertos, nomeadamente um pela Banda de Covões, Portugal Continental, não faltando a recitação do terço e cantorias ao desafio. Ainda homenagens, um passeio turístico, Cortejo da Rainha, Marcha do Grupo Amigos da Terceira. No sábado, apesar do mau tempo as actividades previstas foram realizadas, incluindo o Bodo de Leite, actuando ainda o Grupo de Violas de Santa Bárbara da Ilha Terceira e Tony Silveira e o seu conjunto. No domingo realizou-se o Cortejo Religioso, abrilhantado pelas Bandas Nossa Senhora dos Anjos e Nova Aliança de Santo António de Pawtucket. Depois da missa houve folclore da Casa do Alentejo, de Toronto, actuação de Tony Borges e sorteio.

Parabéns ao Grupo Amigos da Terceira e obrigado por tudo quanto tem oferecido à Comunidade, essencialmente na motivação dos jovens e no reviver das tradições e costumes terceirenses.

Fonte: o Jornal