Jornal da Praia

PUB

Aprovada nova proposta do CDS para criação de Centro Interpretativo da Base das Lajes

Sexta, 14 de Fevereiro de 2020 em Atualidade 684 visualizações Partilhar

Aprovada nova proposta do CDS para criação de Centro Interpretativo da Base das Lajes

Alonso Miguel, deputado do Grupo Parlamentar do CDS-PP/Açores, afirmou quinta-feira, dia 13 de fevereiro, que “a valorização do património cultural da Base das Lajes é fundamental para a preservação e promoção da nossa identidade, como prova do legado da nossa Região e do País na defesa da democracia e da liberdade”.

Foi por esse motivo que o CDS-PP propôs e fez aprovar, no âmbito do Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores de 2019, a criação do Centro Interpretativo da Base das Lajes. Segundo as declarações do deputado centrista, “trata-se de uma resposta a todos aqueles que procuram o acesso à História Contemporânea da Ilha Terceira e dos Açores no contexto geopolítico e geoestratégico mundial”.

Mais recentemente, os deputados do CDS-PP/Açores apresentaram um Projeto de Resolução, debatido em plenário esta semana, recomendando ao Governo Regional a constituição de uma comissão instaladora e coordenadora do Centro Interpretativo da Base das Lajes, que integre um representante do Governo Regional, um representante do Instituto Histórico da Ilha Terceira e um representante da Universidade dos Açores.

“A missão desta comissão”, revelou Alonso Miguel, “será assegurar o cumprimento de objetivos como a promoção de atividades no âmbito da interpretação da história local, o apoio à investigação científica e o fomento do turismo cultural na ilha Terceira”, fazendo do Centro Interpretativo da Base das Lajes “um espaço verdadeiramente dinâmico de aprendizagem e sociabilidade”.

Fonte: CDS Açores