Jornal da Praia

PUB

Criação do Centro Interpretativo da Base das Lajes pode avançar, afirma Avelino Meneses

Sexta, 14 de Fevereiro de 2020 em Atualidade 1225 visualizações Partilhar

Criação do Centro Interpretativo da Base das Lajes pode avançar, afirma Avelino Meneses

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou na Assembleia Legislativa, na Horta, que estão reunidas as condições para a criação de um Centro Interpretativo da Base da Lajes.

“Sobejam os testemunhos orais e escritos e as provas materiais indispensáveis à criação de um Centro Interpretativo da Base das Lajes”, afirmou Avelino Meneses, adiantando esse centro terá de ser “um espaço de valorização, divulgação e reflexão sobre o património da comunidade e um ponto de partida para o conhecimento da ilha e do arquipélago”, além de poder constituir “uma mais valia” no desenvolvimento do turismo e da dinamização da economia.

Por estes motivos, acrescentou o Secretário Regional, “tudo aconselha” a constituição de uma comissão “instaladora ou de coordenação”, que pode integrar, entre outros, representantes do Governo, da Universidade dos Açores e do Instituto Histórico da Ilha Terceira.

Essa comissão terá como objetivo a definição de um programa, a seleção de parceiros como, por exemplo, a Força Aérea Portuguesa, considerando “a necessidade do aproveitamento, talvez de incorporação, da recolha já efetuada e da produção já feita sobre a história e as missões da Base da Lajes”, salientou.

Avelino Meneses recordou que a história da Base da Lajes “coincide muito” com a participação dos Açores na "história da aviação transatlântica que principia no termo da I Guerra Mundial”.

Fonte: GACS