Jornal da Praia

PUB

BOMBEIROS DA PRAIA FAZEM 35 ANOS

Sexta, 11 de Outubro de 2019 em No Concelho 175 visualizações Partilhar

BOMBEIROS DA PRAIA FAZEM 35 ANOS

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV) comemora neste ano de 2019 – verdadeiramente memorável para a corporação – o seu 35.º aniversário. A efeméride será assinalada este domingo, 13 de outubro.

O dia festivo dos bombeiros da Praia começa logo pelas 08:00 da manhã, com o hastear da bandeira acompanhado de três toques de sirene. Depois, pelas 11:00, as viaturas da corporação desfilarão rua abaixo, ao som da sua charanga e percorrendo o trajeto habitual. Para as 12:00, está agenda a receção às entidades oficiais que se fará com guarda de honra acompanhada da charanga da corporação. Seguir-se-á pelas 12:15, os discursos comemorativos e entrega de condecorações. Finalmente, pelas 13:00, na Escola Profissional da Praia da Vitória, terá lugar o almoço convívio, confecionado por alunos do curso de Cozinha-Pastelaria e servido pelos alunos do curso Restaurante-Bar daquele estabelecimento de ensino profissional.

Fundada a 11 de outubro de 1984, a AHBVPV tem vindo a assumir-se ao longo destes 35 anos de existência, como um parceiro de especial importância das entidades oficiais na execução de políticas de proteção civil, não só ao nível local, como de ilha, Regional e até no continente português, onde por diversas ocasiões já participou em missões de auxílio de combates a fogos.

Mas o reconhecimento pelo trabalho e dedicação destas mulheres e homens que de forma altruísta colocam o socorro ao próximo à frente dos seus próprios interesses, já ultrapassou fronteiras, fazendo com que a excelência desta corporação seja reconhecida mundialmente.

Os últimos anos dos bombeiros da Praia são verdadeiramente dignos de serem assinalados, pelos títulos internacionais conquistados, granjeando prestígio, em primeiro lugar para a instituição, mas também para o nosso Concelho, Ilha, Região e País.

Em 2016, na sua primeira participação no Campeonato do Mundo de Trauma e Desencarceramento que decorreu no Brasil, uma equipa dos bombeiros da Praia foi a 4.ª melhor do mundo na vertente trauma. No ano seguinte, na Hungria, os bombeiros da Praia sagraram-se Campeões do Mundo. O ano passado, na África do Sul, a equipa constituída por Bruno Espínola e Carlos Pacheco, e treinada por Fernando Leite, sagrou-se Vice-Campeã do Mundo. Já este ano, em prova disputada no passado mês de setembro, em La Rochelle, França, a equipa “A” constituída por Bruno Espínola e Carlos Pacheco, tendo como treinador Fernando Leite, classificou-se na 3.ª posição da geral. Ainda nesta competição, uma segunda equipa, “B”, orientada pelo mesmo Fernando Leite e constituído por Leonel Raimundo e Hugo Sales obteve o 6.º lugar.

Para além destas excelentes classificações que colocam os nossos bombeiros ao nível dos melhores do mundo, a AHBVP tem revelado grandes capacidades organizativas, amplamente reconhecidas pela Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento (ANSD). Depois de ter realizado em abril de 2017 o Campeonato Regional de Trauma (Açores e Madeira), a ANSD incumbiu a AHBVPV de realizar o Campeonato Nacional de Trauma e Desencarceramento, que decorreu entre nós, de 17 a 19 de maio último. A excelência do evento e a forma competente como foi preparado, levou a ASDN a apresentar à Assembleia Geral da World Rescue Organization, a candidatura da Praia da Vitória para a realização do World Rescue Challenge 2023, a qual foi aprovada por unanimidade dos países presentes no passado dia 11 de setembro. Assim, em 2023, por uns dias, a Praia da Vitória será o palco mundial do Socorro, graças à AHBVPV.

JP