Jornal da Praia

PUB

RODRIGO LIMA APRESENTA SUÍTE PARA FLAUTA CLÁSSICA E PIANO JAZZ TRIO

Quinta, 03 de Outubro de 2019 em Cultura e Desporto 262 visualizações Partilhar

RODRIGO LIMA APRESENTA SUÍTE PARA FLAUTA CLÁSSICA E PIANO JAZZ TRIO

O professor, músico e compositor praiense Rodrigo Lima, estreia no próximo dia 13 de outubro, pelas 18:00, no foyer do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, o seu mais recente projeto musical, uma fusão entre a Música Clássica e o Jaz intitulado “Suíte para Flauta Clássica e Piano Jazz Trio”.

A “Suíte para Flauta Clássica e Piano Jazz Trio” é uma composição "crossover" do pianista e compositor de jazz Claude Bolling. Esta composição foi originalmente escrita em 1973 e segundo adianta Rodrigo Lima, é composta por “um conjunto de sete movimentos para flauta clássica e um trio de piano jazz: piano, baixo e bateria. O estilo de escrita para cada instrumento é por vezes diferente, o que torna a interpretação de cada um deveras interessante, fazendo com que a fusão entre o estilo clássico e o Jazz funcione na perfeição”

Bolling gravou esta suíte pela primeira vez em 1975, tendo como flautista clássico Jean-Pierre Rampal, baixista Max Hédiguer e como baterista Marcel Sabiani. A gravação foi lançada em LP nos Estados Unidos da América pela CBS Masterworks Records e pela Columbia Masterworks tendo sido indicada para o prêmio Grammy de Melhor Música de Câmara.

Em 1976, surgiu um videoclip desta Suíte gravado no Palácio de Versalhes, França, com interpretações de Bolling e Rampal. Uma década depois, 1986, Bolling e Rampal a última composição de “Suíte para Flauta e Trio de Piano Jazz N.º. 2”.

No concerto a decorrer no CCCAH estarão Rodrigo Lima na Flauta Transversal, Antonella Barletta no Piano, Paulo Cunha no Contrabaixo e Luís Costa na Bateria, com a peça a seguir o seguinte andamento: Baroque and Blue; Sentimentale; Javanaise; Fugace; Irlandaise; Veloce.

“Suíte para Flauta e Trio de Piano Jazz” será apresentada na Praia da Vitória a 01 de novembro, integrada no programa cultural do “Outono Vivo 2019”.

Poderá espreitar o vídeo do projeto aqui.

JP