Jornal da Praia

PUB

LANÇAMENTO DA 1.ª PEDRA DO LOTEAMENTO DO BAIRRO AMERICANO DE SANTA RITA

Quinta, 26 de Setembro de 2019 em No Concelho 103 visualizações Partilhar

LANÇAMENTO DA 1.ª PEDRA DO LOTEAMENTO DO BAIRRO AMERICANO DE SANTA RITA

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, considera que o lançamento da 1ª pedra do Loteamento do Bairro Americano de Santa Rita, inserido na Empreitada da Obra de Adução e Abastecimento de Água a Santa Rita/Juncal, ocorrido na passada quinta-feira, 19 de setembro, é “mais uma etapa importante de um processo iniciado há bastante tempo e que se adivinha longo ainda”, pois “só termina quando efetivarmos a última escritura devidamente legalizada”.

Tibério Dinis salienta também que “as reivindicações fortes, porém justas e necessárias por partes dos moradores”, contribuíram para que este dia “seja marcante na nossa história, quando sentimos intensamente um orgulho pelo caminho preconizado até ao momento. Esta é a minha primeira pedra e tem um significado especial para mim que seja aqui no Bairro Americano de Santa Rita”.

O loteamento, que resulta de uma urbanização já existente, contempla a recuperação de um acesso pedonal já existente, o arranjo da via de circulação e do saneamento básico, melhorando substancialmente o abastecimento de água na área. Haverá também a criação de passeios para peões, zonas verdes, zonas de lazer e lugares de estacionamento, com o aproveitamento de lotes desocupados e a demolição de edifícios em ruínas.

“Hoje é um dia histórico. Faz hoje um ano em que celebramos o acordo que pôs fim aos despejos dos moradores. Houve um mundo de esperança e de trabalho que se abriu, o qual iremos corresponder”, frisou Tibério Dinis.

Quanto à obra de adução e abastecimento de água a Santa Rita/Juncal, esta já foi iniciada no Pico do Rocha e irá estender-se até ao Juncal e Santa Rita, passando por São Brás, Fontinhas e Lajes. Com esta empreitada irá proceder-se também ao asfaltamento da Ladeira de Santa Rita

O autarca praiense salienta também o trabalho desenvolvido “que muitas vezes não é fácil perante as vicissitudes únicas da Praia da Vitória, e porque cada caso é único e envolve uma família”, evidenciando a sua vontade de “dar cada vez mais uma melhor resposta, para que daqui a uns anos as gerações seguintes se possam orgulhar do que foi aqui feito e da perseverança desta gente”.

Estiveram presentes também na cerimónia a Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, e o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, António Borges, e que expressam as suas congratulações à Câmara Municipal pela forma célere e empenhada com que trataram este processo.

GP-MPV/JP