FRANÇA: AÇORES REPRESENTAM PORTUGAL NO WORLD RESCUE CHALLENGE 2019
Terça, 10 de Setembro de 2019 em Atualidade 215 visualizações Partilhar

Três equipas de bombeiros dos Açores, duas dos voluntários da Praia da Vitória e uma dos voluntários de S. Roque do Pico, vão representar a Região e Portugal no Campeonato Mundial de Trauma (World Rescue Challenge 2019), que se disputa entre 12 e 15 de setembro em La Rochelle, França.
As três equipas açorianas, cada uma constituída por dois elementos e um treinador, apuraram-se para esta competição internacional através das classificações gerais obtidas no Campeonato Nacional de Trauma e Desencarceramento, que decorreu em maio na Praia da Vitória, na ilha Terceira.
Na altura, a equipa B e a equipa A da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória sagraram-se, respetivamente, campeã e vice-campeã, enquanto a equipa da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de S. Roque do Pico alcançou o 3.º lugar, todas na vertente 'Trauma'.
Além dos resultados conseguidos já este ano, entre as várias participações em provas, a equipa B dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória sagrou-se campeã do mundo, em 2017, na Roménia, e a equipa A deste corpo de bombeiros conquistou o 2.º lugar no Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento que se disputou em 2018 na África do Sul.
Por seu lado, entre as várias provas em que participou a equipa dos Bombeiros Voluntários dos Bombeiros de São Roque do Pico, destaca-se o 3.º lugar conseguido no Campeonato de Trauma do Triângulo, disputado este ano na Horta.
Para o Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), a participação das três equipas açorianas na maior competição que se realiza à escala global “é já motivo de orgulho, independentemente dos resultados que venham a ser alcançados, e demonstra a qualidade dos bombeiros afetos ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores”.
“Tanto este apuramento, como as classificações obtidas pelos bombeiros em competições anteriores, comprovam a qualidade na resposta dos corpos de bombeiros à população em momentos críticos, o que é demonstrativo da aposta permanente na formação que o SRPCBA ministrou aos bombeiros da Região”, frisou Carlos Neves.
O Campeonato Mundial de Trauma, organizado pela World Rescue Organization, envolve este ano cerca de três centenas de participantes de 16 países, sendo considerado o maior evento internacional realizado em ambiente simulado.
GaCS/SRPCBA/AP/JP