Jornal da Praia

PUB

CAMINHADA SOLIDÁRIA: “À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO DOS BISCOITOS”

Terça, 10 de Setembro de 2019 em Atualidade 122 visualizações Partilhar

CAMINHADA SOLIDÁRIA: “À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO DOS BISCOITOS”

O Núcleo da Ilha Terceira da fundação Make-A-Wish Portugal leva a efeito no próximo dia 21 de setembro, uma caminhada solidária intitulada “À descoberta do Património dos Biscoitos”, na qual, os participantes terão a oportunidade de fazer o “Trilho das Vinhas” inserido na paisagem protegida daquela freguesia vitivinícola do concelho da Praia da Vitória.

A concentração ocorrerá pelas 10 da manhã, na Rua Longa, junto à Santinha e tem um custo de inscrição de 5 euros por participante incluindo a oferta de uma garrafa de águia e T-Shirt. Esta é a 4.ª caminhada solidária realizada pelo núcleo da ilha Terceira da Make-A-Wish e à semelhança das anteriores e de todos os restantes eventos, as verbas arrecadadas revertem para a missão solidária da organização – realização de desejos de crianças com doenças graves, progressivas e/ou degenerativas, que colocam as suas vidas em risco.

As inscrições para esta caminhada que será guiada pelo engenheiro Hélder Xavier, do Parque Natural da Terceira, poderão ser efetuadas através dos seguintes números da rede móvel: 915 082 560, 924 333 292 e 969 716 813. Os interessados poderão ainda inscrever-se junto dos voluntárias do Núcleo.

A Make-A-Wish Portugal é uma filiada da Make-A-Wish Internacional que nasceu a 29 de abril de 1980 com a história de Chris Greicius, uma criança de 7 anos com leucemia, que tinha um enorme desejo de vir a ser polícia. Na sua terra natal, Phoenix, no estado de Arizona (EUA), toda a comunidade se juntou ao Departamento de Polícia local e Chris foi a 29 de abril de 1980 Polícia por um dia, servindo de mote para o nascimento da Make-A-Wish Internacional. Desde então, a fundação estendeu-se por todo o mundo estando atualmente presente em mais de 50 países, nos 5 continentes, e contando com milhares de voluntários.

Graças ao seu meritório trabalho, a cada 17 minutos, algures no Mundo, o desejo de uma criança é concretizado. Desde o início da sua história, a Fundação já realizou cerca de 450.000 desejos capazes de transformar a vida de crianças e jovens com doenças graves. Em 2017, mais de 30.000 desejos foram realizados no mundo, com a ajuda de mais de 40.000 voluntários.

A Make-A-Wish Internacional chega a Portugal através da Fundação Realizar Um Desejo criada em 17 de abril de 2007. Dois meses após a sua constituição, foi reconhecida pela Make-A-Wish Internacional, passando a comunicar a sua atividade sob a marca Make-A-Wish Portugal. Com sede em Lisboa, a ação da Make-A-Wish Portugal cobre todo o território nacional, através de cerca de 300 voluntários espalhados de norte a sul e ilhas.

O Núcleo da Ilha Terceira da Make-A-Wish Portugal foi criado em 2012. Parceiro do Serviço de Pediatria do Hospital de Angra do Heroísmo, o núcleo terceirense conta com cerca de 13 voluntários coordenados por Nélia Faria.

Ao longo da sua existência, o núcleo já realizou os desejos de 26 crianças, encontrando-se presentemente “4 equipas a trabalhar com mais 4 crianças”, segundo diz Nélia Faria.

“Os eventos que promovemos destinam-se a angariar fundos no sentido de prosseguirmos com a nossa missão, pois são as verbas arrecadadas nessas iniciativas, que nos permite ir encontro destas crianças e realizar os seus desejos, atenuando um pouco, o seu imenso sofrimento”, explica a coordenadora do Núcleo.

Eis pois uma excelente razão para participar nesta caminhada, onde para além de apreciar a bela paisagem vitivinícola dos Biscoitos, estará a contribuir para colocar um sorriso no rosto de uma criança que devido a doenças graves tem a suas vida em risco.

JP – Online