Jornal da Praia

PUB

GINÁSTICA RÍTMICA: CDETM ABRE INSCRIÇÕES PARA A ÉPOCA 2019/2020

Terça, 20 de Agosto de 2019 em Cultura e Desporto 96 visualizações Partilhar

GINÁSTICA RÍTMICA: CDETM ABRE INSCRIÇÕES PARA A ÉPOCA 2019/2020

Estão abertas as inscrições para a época desportiva 2019/2020, para todas as crianças a partir dos 5 anos, em Ginástica Rítmica (GR), no Clube Desportivo Escolar Tomás de Borba (CDETM). Os interessados poderão contatar o CDETM através do e-mail: ritmicacores@gmail.com ou através do número da rede móvel: 932 147 898.

A GR é uma disciplina olímpica essencialmente feminina que assenta na aprendizagem do ballet direcionado para a expressão corporal gímnica. A expressão corporal integra elementos técnicos de grupos fundamentais, designadamente, os saltos, equilíbrios, rotações e elementos pré-acrobáticos.

O desenvolvimento corporal base, ou inicial, é direcionado para o trabalho de coordenação com os aparelhos portáteis: Corda, Bola, Arco, Fita e as Maças. Assim, o desenvolvimento da ginasta tem como objetivo a execução de elementos gímnicos em coordenação com os diferentes aparelhos. Habitualmente a ginasta apresenta estas habilidades, individualmente ou em grupo, através de uma coreografia com música.

As caraterísticas deste desporto fazem com que seja fortemente atrativo para o universo feminino pela sua dimensão artística e estética que é muito forte. Muitos consideram que a GR resulta de uma associação feliz entre o desporto e a arte e, talvez por isso, seja tão apelativa para a criança.

Na próxima época desportiva (2019/2020), fazer GR será uma escolha possível para todas as crianças residentes no concelho da Praia da Vitória, numa iniciativa do CDETB, que de forma inédita, e dando continuidade ao seu trabalho de sensibilização, pretende tornar a GR acessível a um maior número de crianças.

Para a equipa técnica do CDETB, “esta iniciativa poderá ser importante ao nível do crescimento e da expansão da modalidade e também ao nível do enriquecimento da oferta desportiva na Ilha Terceira”.

As aulas decorrerão em Angra do Heroísmo, no Complexo Desportivo Tomás de Borba e na Praia da Vitoria, na Escola Básica Integrada Francisco Ornelas da Câmara.

JP