Jornal da Praia

PUB

VENTRÍLOQUO INTERNACIONAL FERNANDO VALDREZ NAS FESTAS DO LAMEIRINHO 2019

Quinta, 08 de Agosto de 2019 em Atualidade 265 visualizações Partilhar

VENTRÍLOQUO INTERNACIONAL FERNANDO VALDREZ NAS FESTAS DO LAMEIRINHO 2019

As Festas do Lameirinho 2019, em Angra do Heroísmo, que se iniciaram no passado domingo, 04 de agosto e decorrem até à próxima segunda-feira, 12, dedicam a última noite às crianças, apresentando um espetáculo de ventriloquia, que trás até à ilha Terceira o ventríloquo internacional Fernando Valdrez.

Esta noite dedicadas às crianças inicia-se pelas 21:00, com insufláveis e pinturas faciais, junto ao Império. Uma hora mais tarde, dá-se a abertura da iluminação, das tascas e do bazar.

O ponto alto da noite, acontece pelas 21:30, com a subida ao palco do ventríloquo internacional, Fernando Valdrez, que por cerca de 30 minutos encantará com a sua arte miúdos e graúdos.

Fernando Valdrez exerce a arte da ventriloquia – projeção da voz por forma a que o som parece vir de outro falante – há cerca de 45 anos, tendo começado na juventude com apenas 17 anos, sem a plena consciência das virtudes da ventriloquia que através do dialogar com as crianças instiga a sua imaginação, possibilitando-as a criação de um mundo de fantasia e mistério essencial ao seu saudável crescimento.

Progressivamente, motivado pelo contacto frequente com as crianças e sua enorme recetividade, começou a exercer a ventriloquia de forma mais profissional e rigorosa. Para tal, muito contribuíram as participações em diversos espetáculos do género realizados pela Liga dos Amigos do Hospital de S. António, um deles, transmitido pela RTP.

Ao longo da sua carreira tem apresentado espetáculos de norte a sul do país, sobretudo em eventos organizados por hospitais, lares de terceira idade, bombeiros e muitas outras instituições incluindo arraiais populares e festividades tradicionais.

No estrangeiro tem atuado em vários países com espetáculos para as comunidades portuguesas em França, Luxemburgo, Suíça, Holanda e alguns outros países. Também já realizou espetáculos no arquipélago da Madeira e nos Açores, mais concretamente na ilha de São Jorge. Realiza frequentemente espetáculos pela cidade do Porto onde nasceu e já atuou na sua sala de espetáculos mais nobre – Coliseu do Porto.

A noite dedicada às crianças prossegue com a distribuição de pipocas por emblemáticas personagens da Disney pelas 23:00, estando o encerramento das Festas Lameirinho 2019 marcado para as 24:00.

JP