Jornal da Praia

PUB

FESTAS DA PRAIA 2019: ABERTURA DA XX FEIRA DE GASTRONOMIA DO ATLÂNTICO, MOSTRA DE ARTESANATO E ESPAÇO VENDA AÇORIANA

Sexta, 02 de Agosto de 2019 em Atualidade 235 visualizações Partilhar

FESTAS DA PRAIA 2019: ABERTURA DA XX FEIRA DE GASTRONOMIA DO ATLÂNTICO, MOSTRA DE ARTESANATO E ESPAÇO VENDA AÇORIANA

Ao início desta tarde de sexta-feira, 02 de agosto, decorreu a cerimónia oficial de inauguração do “Açores Artesanal da Praia da Vitória”, do espaço “Venda Açoriana” e da “XX Feira de Gastronomia do Atlântico”, no âmbito das Festas da Praia 2019, com a presença do vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, os presidentes das duas edilidades terceirenses, Tibério Dinis e Álamo Meneses, o presidente da Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória (FEPPV), Domingos Borges, responsável pela organização da Feira de Gastronomia, o presidente da Cooperativa Praia Cultural, Carlos Armando Costa, entidade organizadora das Festas e diversas personalidades civis e militares. A cerimónia foi abrilhantada musicalmente pela Filarmónica União Praiense, presidida por Madalena Pereira, também a Diretora Artística das maiores festas concelhias, que nesta 25.ª edição decorrem subordinadas ao tema “Lendas da Maresia”.

O pavilhão do “Açores Artesanal da Praia da Vitória” encontra-se logo à entrada do recinto e é uma organização do Governo dos Açores, operacionalizada pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato, resultante numa mostra de artesanato que aproveitando a dinâmica turística própria das Festas da Praia pretende dar maior visibilidade aos trabalhos de 27 unidade produtivas, que vão das miniaturas, latoaria, bijuteria, materiais sintéticos, bordados, rendas, artigos têxteis para o lar, tecelagem, acessórios de vestuário, artigos em pele, miniaturas de madeira, embutidos, bonecos de pano, escamas de peixe e cerâmica. Esta mostra poderá ser visitada até às 00:00 de hoje e nos restantes dias das 13:00 às 00:00.

Já a “XX Feira de Gastronomia do Atlântico”, que como referido é organizada pela FEPPV, conta com 8 restaurantes. A saber: Restaurante “O Típico” da Mealhada, a “Tasca Algarvia” do Algarve, a “Taberna do Quinzena” do Ribatejo, o restaurante “Do Dia para a Noite”, oriundo da Madeira que marca um regresso ao recinto da Feira, o “Carne Arouquesa” da Beira Alta, que constitui uma estreia no certame, o “República dos Petisco” do Alentejo, e finalmente, o restaurante “Açores à Mesa” que representa uma inovação ao resultar de uma parceria entre uma empresa de cartering terceirense e a Confraria da Alcatra da Ilha Terceira, apostando na comida tradicional terceirense com especial enfoco, como se percebe, na famosíssima Alcatra.

No que diz respeito às charcutarias, marcam presença no certame a “Damar” da Serra da Estrela, o “Bísaro” de Trás-Os-Montes e o “Marquês, o Alentejano”, obviamente do Alentejo.

Para paladares mais açucarados as propostas são: pastelaria “Amêndoa Doce” de Bragança, “O Forno” de Angra do Heroísmo e “O Capote” de Setúbal.

Ainda no recinto da Feira encontra-se um espaço de gelataria, apresentado pela “Quinta dos Açores” e uma frutaria a cargo da “Frutaria da Fonte”.

Outro motivo de interesse e dotado com uma ampla espaço é a “Venda Açoriana”, mais uma iniciativa do Governo dos Açores, desta feita, através da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, que apresenta mais de 4 centenas de produtos com selo de qualidade “Marca Açores” produzidos nas nove ilhas deste território insular.

Este ano, o espaço “Venda Açoriana”, que tem marcado presença ao longo das últimas edições da feira, apresenta um conjunto de novas dinâmicas ao apresentar sessões temáticas, workshops de cozinha e múltiplas degustações, permitindo aos visitantes conhecer os produtos de origem local “in loco” e atestar da sua “sui generis” qualidade, o que naturalmente potenciará a aquisição.

Foto: Rui Sousa | JP