Jornal da Praia

PUB

PALCO TRADIÇÕES ABRE FESTAS DA PRAIA 2019

Segunda, 22 de Julho de 2019 em No Concelho 131 visualizações Partilhar

PALCO TRADIÇÕES ABRE FESTAS DA PRAIA 2019

Bailinhos de carnaval, receção ao Emigrante, atuação de filarmónicas e grupos folclóricos, cantoria, fados, um espetáculo infantil, as celebrações dos 190 anos da batalha de 11 de agosto de 1829 e a homenagem aos antigos combatentes preenchem o programa do Palco Tradições – Continente que, durante as Festas da Praia 2019, estará instalado na Praça Francisco Ornelas da Câmara.

De 2 a 11 de agosto, as Festas da Praia da Vitória mantêm a Praça Francisco Ornelas da Câmara reservada às tradições, “com especial destaque para todos aqueles que, por esta altura, regressam da Diáspora para visitar a sua terra e a sua família, mas também para dar a merecida nobreza às nossas bandas filarmónicas, aos nossos grupos folclóricos, ao nosso Carnaval, aos nossos artistas, às nossas mais particulares manifestações de arte e cultura”, assume Carlos Armando Costa.

O vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e responsável pela Cooperativa Praia Cultural, entidade organizadora das festividades concelhias, salienta assim, o momento de receção ao Emigrante, na primeira sexta-feira, dia 2, realçando ainda o tradicional arraial de bodo do Espírito Santo que, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, vai realizar-se no primeiro domingo das Festas da Praia.

A 02 de agosto, o Palco Tradições – Continente vai abrir as Festas Praia 2019 com a exibição de Bailinhos de Carnaval, às 20h30, integrada na receção ao Emigrante.

Logo depois de um momento musical de boas vindas aos emigrantes, vão exibir-se três bailinhos: “A Rir é que a Gente se entende”; “Sonho Amaricano” – Bailinho O Baile D’elas e “Pau de Canela e pés de fora” – Bailinho da Junta de Freguesia da Vila Nova.

A 3 de agosto, o palco instalado na praça em frente aos Paços do Concelho receberá, depois das 21h00, um momento musical por Sónia Pereira Trio, antecedendo o discurso do Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, que marca a abertura oficial das festas.

No domingo, dia 4, após a Missa Solene (12h00, na Matriz da Praia da Vitória), seguir-se-á a procissão pelas principais artérias da cidade até à Praça Francisco Ornelas da Câmara onde acontecerá a distribuição de bodo do Espírito Santo e será “montado” o tradicional arraial para assistir ao concerto da Filarmónica da Vila Nova.

Neste dia, pelas 22h00, o Placo Tradições – Continente receberá um concerto das filarmónicas da Sociedade Progresso Lajense e da Filarmónica União Praiense.  

No dia 5, segunda-feira, pelas 22h00, os cantadores José Eliseu, José Esteves, Fábio Ourique, Bruno Oliveira, Paulo Miranda e José Fernando Borges, acompanhados pelos tocadores Armando Alves, Francisco Coelho, Jorge Borges, Manuel Meneses “Vieira”, José Eugênio Areia e John Borges, vão proporcionar uma noite de Cantoria.

Na terça-feira, dia 6 de agosto, a noite é dedicada ao Folclore, onde atuarão os Grupos Cantares da Eira – Lajes, Etnográfico da Água-Alva – Agualva, Doce Esperança” – Santa Cruz, Casa do Povo de São Brás, “Fontes da Nossa Ilha” – Fontinhas, Casa do Povo da Vila Nova, “Memórias da Nossa Gente” – São Bartolomeu, Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha “Recordar e Conhecer”, “Modas da Nossa Terra”, Grupo de Baile à Antiga do Posto Santo, “Os Bravos”, Grupo Folclórico das Doze Ribeiras e o Grupo de Balhos e Cantares da Ilha Terceira. Antes, estes grupos desfilam pela Rua de Jesus.

A noite de 7 de agosto será marcada pelo desfile de cerca de duas dezenas de marchas populares.

A 8 de agosto, no Palco Tradições – Continente, a partir das 22h00, atuam as bandas filarmónicas da Associação Filarmónica Cultural e Recreativa de Santa Bárbara da Fonte do Bastardo e da Sociedade Progresso Biscoitense.

A 9 de agosto, noite dedicada aos mais novos, a organização das Festas Praia 2019, depois do desfile das marchas infantis e do desfile infantil, cerca das 22h30, proporcionará um espetáculo para toda a família com “Batatolas & Palhatiko”.

No último sábado das festividades da Praia da Vitória, pelas 22h30, o palco na Praça Francisco Ornelas da Câmara dedica-se ao fado, onde serão intervenientes Vera Brasil e Francisco Ourique.

Por fim, no feriado municipal, a 11 de agosto, logo pelas 10h00, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, haverá lugar à cerimónia comemorativa dos 190 anos da batalha de 11 de agosto de 1829 e homenagem a antigos combatentes mortos no Ultramar, podendo assistir-se a uma alocução sobre a efeméride, à prestação de homenagem aos antigos combatentes e à imposição de condecorações.

GP-MPV/JP