Jornal da Praia

PUB

ANGRA DO HEROÍSMO: FEIRA DE PRODUTOS LOCAIS E NOITE BRANCA

Quinta, 18 de Julho de 2019 em Atualidade 262 visualizações Partilhar

ANGRA DO HEROÍSMO: FEIRA DE PRODUTOS LOCAIS E NOITE BRANCA

É já este fim de semana (19 a 21 de julho), que o Pátio da Alfândega será o ponto central da Feira de Produtos Locais, que o Município de Angra do Heroísmo promove no âmbito do projeto Interreg Mac “City2020”, evento que inclui a Festa Branca de 2019.

O objetivo da iniciativa é mostrar alguns dos melhores produtos elaborados localmente, fazendo a ligação entre o centro urbano e as freguesias limítrofes do concelho de Angra do Heroísmo, promovendo as mais-valias da visitação turística às localidades não incorporadas no centro histórico, com o intuito de contribuir para uma melhor distribuição dos benefícios do turismo por todo o território concelhio. Artesanato e produtos locais, visitas guiadas, workshops, atuações musicais e artes circenses são, assim, algumas das atrações do programa da Feira. A abertura é às 17h00 do dia 19 de Julho, seguindo-se demonstrações de artesanato, pelas artesãs Maria do Carmo Lima e Sandra Laranjo, e um showcooking de Alfenim, por Olívia Pereira. Às 21h30 há atuação musical do Trio de Tom Hamilton, com Paulo Cunha e Duarte Silva, e a interpretação de vários clássicos do rock.

No dia 20 de Julho, a Feira abre às 10h00 no Pátio da Alfândega, partindo no mesmo horário e desse local o transporte para a primeira visita guiada. Pelas 10h15 inicia-se a primeira visita guiada do programa, envolvendo o Museu Casa dos Botes Baleeiros e, depois, a Lota de São Mateus. Às 15h00 parte, também do Pátio da Alfândega, o transporte para a visita ao projeto ”As Nossas Quintas”, para conhecer a iniciativa de agricultura biológica promovida pela Cáritas da ilha Terceia. Às 17h00 há um showcooking do Chef Paulo Lourenço, do Restaurante QB, com o tema “A Nossa Carne”, na esplanada da Central. Pelas 19h00 arranca o showcooking de Avelino Ormonde, sobre “O Poder das Folhas”, no Pátio da Alfândega e às 20h00 começa a animação circense “Cinza Street Show”, pelo Ticosi Circus Artist. A partir das 20h00 o Pátio da Alfândega e as ruas de São João e Direita acolhem a Festa Branca, com vários palcos nesses locais com animação musical e itinerante. Mais de 40 estabelecimentos comerciais estarão abertos, com horário alargado entre as 21h00 e as 24h00, a restauração apresenta menus especiais para o evento e estão previstos descontos nas lojas aderentes até 70%.

No dia 21 a Feira abre novamente às 10h00. Às 14h00 parte do Pátio da Alfândega o transporte para a rota dos queijos, iniciando-se a visita às queijarias Vaquinha e Quinta dos Açores pelas 14h30. Às 18h00 há uma prova de queijos no Pátio da Alfândega. Às 20h00, no mesmo espaço, atua o agrupamento francês Los Pagayos, sendo o encerramento da Feira às 22h00.

A participação do público é livre. Para as visitas, os interessados devem inscrever-se através do site https://sites.google.com/ccah.eu/feiradeprodutoslocais2019/

A iniciativa resulta de uma parceria entre o Município de Angra do Heroísmo, a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e o Centro Regional de Apoio ao Artesanato, no âmbito do Programa de Cooperação Interreg MAC 2014-2020 e financiada pelo FEDER.

GC-MAH/JP