Jornal da Praia

PUB

APREENSÃO DE MEIA TONELADA DE COCAÍNA NUM VELEIRO NA PRAIA DA VITÓRIA

Sexta, 12 de Julho de 2019 em Atualidade 30 visualizações Partilhar

APREENSÃO DE MEIA TONELADA DE COCAÍNA NUM VELEIRO NA PRAIA DA VITÓRIA

Decorrente de uma investigação em curso, a Polícia Judiciária (PJ) desenvolveu nos últimos dois dias, nos Açores, a operação “Tiphon”, direcionada para o combate ao tráfico de estupefacientes de cariz internacional, por via marítima.

No âmbito desta operação, foi detetada uma embarcação de recreio do tipo veleiro, suspeita de estar a ser utilizada no transporte de cocaína, entre a América do Sul e a Europa. A embarcação com bandeira de país estrangeiro, entrou na baía da Praia da Vitória, onde veio a ser intercetada e alvo de busca, em cumprimento de mandado judicial.

No decurso dessa diligência e após detalhado e longo trabalho desenvolvido pelas equipas da PJ, que contaram com o apoio de elementos da Polícia Marítima da Praia da Vitória, foi possível detetar duas áreas distintas, especialmente reconfigurados na estrutura da embarcação, para o transporte de estupefacientes.

No interior destes compartimentos foi encontrada uma elevada quantidade de placas de cocaína, com o peso bruto aproximado de 500 quilos, que foi apreendida, bem como uma pistola e outros elementos com relevo para a prova.

Em consequência, foram detidos dois homens de nacionalidades estrangeiras, com 41 e 53 anos de idade. Presentes a primeiro interrogatório judicial, foi-lhes aplicado a medida de coação de prisão preventiva.

Esta investigação da PJ contou com o apoio do Maritime Analysis and Operations Centre – Norcotics (MAOC-N), com sede em Lisboa, e das autoridades holandesas e espanholas.

Foto: Rui Sousa | PJ/JP