Jornal da Praia

PUB

LIVRO DE POESIA “MELODIA NOS VERSOS DE (A)MAR” É APRESENTADO ESTE SÁBADO NO PORTO

Terça, 02 de Julho de 2019 em Cultura e Desporto 233 visualizações Partilhar

LIVRO DE POESIA “MELODIA NOS VERSOS DE (A)MAR” É APRESENTADO ESTE SÁBADO NO PORTO

Apresentado pela primeira vez a 22 de dezembro de 2018, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Praia da Vitória, o livro de poesia “Melodia nos Versos de (A)mar” da autoria da poetisa Carla Félix, é este sábado, 06 de julho, pelas 18:30, apresentado ao público continental, na Casa dos Açores do Norte (CAN), na invicta cidade do Porto.

“Melodia nos Versos de (A)mar” é uma edição de autor que reúne 57 poemas escritos em espaços temporais diferentes (2014 a 2018), mas com um traço comum – um mergulho nas cristalinas águas da baía da Praia da Vitória onde se estabelece um diálogo com o mar recuando nas marés da memória. A cidade da Praia da vitória e a sua soberba baía são assim, mote e cenário para mais de meia centena de poemas que submergindo na memória da autora revivem a infância, num hino de amor ao mar, à poesia, à cidade, às suas gentes e raízes.

Apresentará a obra poética Ana Maria Príncipe. Antes, o presidente da direção da CAN, Dr. Ponciano Oliveira, anfitrião do evento, saudará todos os presentes. Por fim, Carla Félix tomará a palavra interagindo com a plateia.

A CAN foi fundada na cidade do Porto a 06 de março de 1980, com o objetivo de defender os interesses da Região Autónoma dos Açores, contribuindo para o seu progresso e desenvolvimento, através da promoção das 9 ilhas dos Açores, da sua cultura, uso e tradições e também, promovendo as suas atividades económicos, fomentando o comércio, a amizade, a aproximação e conhecimento entre os povos ilhéus e nortenho. Membro fundador do Conselho Mundial das Casas dos Açores foi reconhecida como Instituição de utilidade pública a 11 de abril de 1980.

Carla Félix é licenciada pela Universidade dos Açores em Educação da Infância, sendo educadora na Creche e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, onde coordena todas as valências educativas. Filha e neta de homens do mar, nasceu na freguesia de Santa Cruz, Praia da Vitória, há 42 anos. É uma das mentoras e coordenadora da rúbrica “Maré de Poesia” do Jornal da Praia lançada 01 de junho de 2018.

Começou a escrever em 2013. Inicialmente de forma silenciosa e como forma de “terapia”, desconstruindo emoções e sentimentos complexos, numa fase mais conturbada da sua vida pessoal e familiar. Aos poucos, os poemas foram nascendo ao acaso e voando em versos ao compasso da musicalidade das palavras, num grito de vida.

JP