Jornal da Praia

PUB

17º ANIVERSÁRIO DE ELEVAÇÃO DAS LAJES A VILA

Terça, 25 de Junho de 2019 em No Concelho 65 visualizações Partilhar

17º ANIVERSÁRIO DE ELEVAÇÃO DAS LAJES A VILA

No passado dia 23 de junho, domingo, a vila das Lajes comemorou o 17.º aniversário de elevação a esta categoria, com uma sessão solene que decorreu na Sociedade Recreio Lajense, popularmente conhecida como “Sociedade Velha”.

Constituindo um dos povoados mais antigos da ilha Terceira, é desconhecida a data de promoção a freguesia independente, porém, os registos históricos mais antigos dão conta da sua existência desde 1507. Foi elevada à categoria de vila, pelo Decreto Legislativo Regional n.º 28/2002/A, de 12 de junho, o qual define como limites territoriais da nova vila os correspondentes à antiga freguesia.

Segundos os Censos de 2011 tem uma população de 3.744 habitantes, distribuída por uma área de 11,15 Km², apresentando uma densidade populacional de 335,8 hab/ km².

Para Carlos Armando Costa, vice-presidente do Município praiense, a elevação das Lajes a vila trata-se de um facto que orgulha as suas gentes e também a Câmara Municipal da Praia da Vitória, que reafirma o seu compromisso para com a vila das Lajes, com vista ao crescimento e desenvolvimento das suas instituições, tecido empresarial e famílias.

Carlos Armando Costa deixou clara a vontade da autarquia praiense em “fazer tudo o que estiver ao seu alcance, a bem desta parcela do concelho, sabendo que o seu crescimento e desenvolvimento se refletirá em toda a Praia da Vitória”.

O edil evidencia também que “muito se tem feito, mas que muito mais há a fazer”, motivado por “fazer mais e melhor por estas gentes”, tendo presente que “o trabalho não está acabado, e em boa verdade, nunca estará porque os sonhos e as ambições renovam-se, símbolo do dinamismo da comunidade lajense nos mais variados patamares”.

O vice-presidente da Câmara da Praia, formulou ainda o desejo de as gerações mais novas continuarem a alimentar esta dinâmica social e a integrar a vida da sua terra, “para que a vila das Lajes continue a ser um exemplo na Praia da Vitória, porque só assim a memória de cada geração continuará a ser respeitada e homenageada”.

GP-MPV/JP