Jornal da Praia

PUB

PRAIA DA VITÓRIA ASSINALA 38 ANOS DE CIDADE

Segunda, 17 de Junho de 2019 em No Concelho 139 visualizações Partilhar

PRAIA DA VITÓRIA ASSINALA 38 ANOS DE CIDADE

Esta quinta-feira, 20, feriado de Corpo de Deus, assinala-se o 38.º aniversário de elevação da Praia da Vitória a cidade. A então vila da Praia da Vitória foi elevada à categoria de cidade através do Decreto Regional n.º 7/81/A, de 20 de junho, publicado no Jornal Oficial n.º 24, I Série, de 07 de julho, desse mesmo ano.

Organizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, o programa comemorativo inclui a partir das 13:50, no Auditório da Escola Profissional local, a conferência “História e Memória”, que será proferida pelo historiador e investigador José Pacheco Pereira. Natural do Porto e licenciado em Filosofia, José Pacheco Pereira iniciou carreira como professor, sendo nomeado embaixador de Portugal na Unesco em 2004. Colabora como cronista no jornal “Público” e na revista “Sábado” e é um dos principais rostos do programa da TVI 24 “Circulatura do Quadrado”, anteriormente exibido na SIC Notícias com o nome “Quadratura do Círculo”.

Às 20h30, na Praça Francisco Ornelas Câmara, tem início a sessão solene evocativa do 38º Aniversário da elevação da Praia da Vitória a cidade, altura em que serão homenageadas individualidades e coletividades do Concelho. Este ano, serão homenageados a Paróquia de Santa Margarida do Porto Martins; o Centro Social de Santa Bárbara da Fonte do Bastardo; a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos; o Padre Abílio de Morais e o Comandante da Zona Aérea dos Açores, Brigadeiro General Eduardo Faria.

No âmbito dessas comemorações será dado enfoque à temática da Educação, tendo por base um conjunto de visitas efetuadas nas últimas semanas a todos os estabelecimentos de ensino do Concelho.

Estas ações visam, através de uma maior proximidade com a comunidade escolar, realizar uma Agenda para a Educação no Futuro que vá de encontro aos desafios e necessidades vigentes, a fim de reforçar uma das áreas essenciais ao desenvolvimento da Praia da Vitória.

Segundo o presidente da Autarquia praiense, Tibério Dinis, “o executivo municipal tem realizado um conjunto exaustivo de visitas às escolas e a todas as valências educativas no concelho da Praia da Vitória, mantendo também contactos próximos com toda a comunidade escolar, nomeadamente professores, pais, alunos e pessoal não docentes no âmbito de uma agenda de Educação para o Futuro”.

“Focaremos a nossa atenção em todas as matérias relacionadas com esta temática, reforçando o seu papel na construção de uma sociedade mais informada e coesa, algo essencial para o crescimento deste Concelho. Neste sentido, as Comemorações do 38º Aniversário da Elevação da Praia da Vitória a Cidade, serão centradas na temática da Educação e na apresentação de medidas de âmbito das competências da Autarquia com vista à valorização do setor educativo no Concelho. Só com uma educação centrada no futuro será possível ultrapassar os desafios que se impõem na nossa sociedade”, acrescentou o responsável municipal.

As comemorações culminam com um momento musical com José Avelino Borges e Evandro Machado, pelas 21:30, na Praça Francisco Ornelas da Câmara. O programa da Comemoração do aniversário da cidade é aberto à população em geral.

GP-MPV/JP