Jornal da Praia

PUB

Director Adjunto

Sexta, 07 de Junho de 2019 em Editorial 673 visualizações Partilhar

Director Adjunto

O Jornal da Praia tem um novo Director Adjunto, o Sr. Engenheiro Luís Moniz, que é também o actual Presidente da Direcção do Grupo de Amigos da Praia da Vitória, Associação Cultural, proprietária do Jornal da Praia, o que é para nós um sinal de esperança no futuro deste periódico, que irá certamente continuar a desempenhar a sua função crucial, que está no seu ADN, isto é o direito à defesa e divulgação dos valores da democracia, da autonomia, da transparência e acima de tudo da liberdade dos Praienses em especial e dos Açorianos em geral.

O Jornal da Praia durante 37 anos de história ao serviço deste povo, tem sido o único periódico da cidade capital do Ramo Grande a perpetuar tais valores, a propor uma transformação cultural e social no nosso dia-a-dia, num tempo difícil que urge discutir as causas e os pressupostos que servem de alavanca ao desenvolvimento e bem-estar da sociedade, porque a negação desta realidade é um atentado ao Estado de Direito, fruto do 25 de Abril de 1974.

Não podemos esquecer o nosso Director Adjunto, Sr. Francisco da Silva Ferreira, ao cessar funções, por sua própria iniciativa, e que ao longo de 37 anos procurou sempre a valorização do Jornal da Praia, promovendo a sua divulgação e consolidação junto dos leitores e colaboradores, procurando sempre defender escrupulosamente a linha editorial, assegurando a qualidade do mesmo, contribuindo assim para que este jornal seja um espaço de divulgação de opiniões e de registo dos acontecimentos mais relevantes do concelho e da região, enriquecendo o debate entre os nossos colaboradores, abrindo o jornal a todos.

O Sr. Francisco Ferreira, nasceu durante o Estado Novo, onde se defendia e assimilavam-se princípios absurdos, por exemplo “para cada braço uma enxada, para cada família um lar, e para cada boca o seu pão”, mas apesar disso soube superar tais escolhos, num tempo de difícil incerteza e insatisfação para os Portugueses, lutando sempre por um mundo diferente, justo, solidário e fraterno, e fê-lo de forma convicta de que o bem-estar é para todos, quer económico, quer cultural.

Nunca desanimou perante uma governação tirânica, que nos “desgovernou” durante 48 anos, onde proliferava a pobreza cultura e material, cultivando-se de forma autodidática, aprendendo a discernir e a valorizar a liberdade, a fraternidade e a democracia de forma ímpar.

Amigo de todos, delicado e extremamente educado, vivendo sempre para servir a comunidade onde está inserido, sempre esteve ao serviço da sua comunidade, das suas instituições pugnando pelo desenvolvimento e bem-estar, por isso é respeitado e admirado por todos os seus conterrâneos e a Praia da Vitória jamais poderá esquecer tão ilustre filho, que sempre se preocupou com os problemas das pessoas mais frágeis, procurando ajudá-las a encontrar soluções, que para ele não existem “coisas irresolúveis neste mundo”.

Sr. Francisco Ferreira esteve sempre de forma altruísta ao lado de inúmeras instituições da nossa cidade, a Filarmónica União Praiense, União Desportiva Praiense, Lar D. Pedro V, Rotary Clube da Praia da Vitória, Bombeiros Voluntários e é actualmente o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, viveu sempre e continua vivendo em prol dos outros, aliás como é seu timbre, e por isso não podíamos deixar de homenagear esse “perfeito homem de bem” e o papel que teve na criação, e consolidação do Jornal da Praia, daí o nosso muitíssimo obrigado ao Sr. Francisco Ferreira, que deixa de desempenhar as funções de Director Adjunto, mas que não nos abandona, porque manifestou querer continuar a colaborar com o seu periódico, porque todos somos poucos para o manter vivo e incólume.

Por fim, também cabe-nos desejar ao novo Director Adjunto, Engenheiro Luís Moniz os maiores sucessos e felicidades no desempenho das suas novas funções.

O Diretor
Sebastião Lima
diretor@jornaldapraia.com