Jornal da Praia

PUB

PRÉMIOS “ESPÍRITO VERDE” 2018: CMPV RECEBE MENÇÃO HONROSA

Quinta, 06 de Junho de 2019 em Atualidade 39 visualizações Partilhar

PRÉMIOS “ESPÍRITO VERDE” 2018: CMPV RECEBE MENÇÃO HONROSA

A Câmara Municipal da Praia da Vitória foi, mais uma vez, distinguida pelas boas práticas e pela qualidade e sustentabilidade ambientais do Concelho, recebendo do Governo Regional uma menção honrosa no âmbito da Cerimónia de entrega dos prémios “Espírito Verde 2018”, que decorreu no Teatro Faialense, na cidade da Horta, ilha do Faial.

No âmbito das celebrações do Dia Mundial do Ambiente, que se assinalou esta terça-feira, o Município foi galardoado com uma Menção Honrosa na categoria “Recursos Naturais e Qualidade Ambiental”, no âmbito do projeto de recuperação dos seus pauis (zonas húmidas costeiras).

Os prémios “Espírito Verde” foram criados pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, tendo como objetivo evidenciar o compromisso ambiental e premiar empresas, instituições e personalidades que se distingam na Região pelas boas práticas ambientais, investigação, ativismo, voluntariado e mecenato ambientais.

Estes prémios são atribuídos por diversas categorias, tendo a Câmara Municipal da Praia sido distinguida na categoria “Recursos Naturais e Qualidade Ambiental”, onde são premiadas ações, projetos, produtos e serviços que promovam a salvaguarda dos recursos naturais, da biodiversidade e da geodiversidade, a gestão da paisagem, o aumento da resiliência do território, a adaptação às alterações climáticas, o controlo da poluição e a recuperação de passivos ambientais.

Recorde-se que o Projeto de Restauro Ecológico e Conservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória (que promoveu a recuperação ambiental dos ecossistemas dos pauis da Praia da Vitória, Belo Jardim e Cabo da Praia) tem trazido à Praia da Vitória vários títulos ao longo dos últimos tempos, como por exemplo o prémio nacional de “Município do Ano”, ganho em 2018.

Raquel Borges, Vereadora com competência na gestão do projeto LIFE CWR, que recebeu o prémio em representação da Autarquia, numa sessão solene realizada no Teatro Faialense, na cidade da Horta, sublinhou que “os pauis da Praia da Vitória representam a garantia de um equilíbrio e de uma sustentabilidade ambientais, reconhecida a nível nacional e internacional e que a Câmara Municipal vai continuar a apoiar e promover”.

“Este projeto honra e dignifica a Praia da Vitória. Este projeto já deu ao Concelho o galardão de Município do Ano 2018, algo que é extraordinário, tratando-se da valorização de um projeto ambiental. A Praia da Vitória já era reconhecida internacionalmente, através da Convenção RAMSAR, pelo seu projeto de recuperação dos pauis, foi distinguida a nível nacional com o galardão de Município do Ano 2018 e agora merece a distinção regional através desta Menção Honrosa dos Prémios Espírito Verde pelo nosso compromisso com as boas práticas ambientais e promoção de um desenvolvimento sustentável”, registou Raquel Borges.

PROJETO AMBIENTAL

Recorde-se que o Município praiense foi pioneiro a nível regional como entidade beneficiadora dos projetos financiados ao abrigo do Programa LIFE + da União Europeia, através do desenvolvimento do projeto “Restauro Ecológico e Conservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória – LIFE CWR”.

Com este projeto foi feito o restauro e aumento da sustentabilidade dos pauis da Praia da Vitória, nomeadamente o Paul da Praia da Vitória (por detrás do antigo campo de jogos municipal), a recuperação da zona húmida do Belo Jardim e o Paul da Pedreira, na freguesia do Cabo da Praia.

Para além destes trabalhos ecológicos, o projeto LIFE CWR levou à edificação de um Centro de Interpretação Ambiental (que tem funcionado como um promotor da educação ambiental no Concelho e na Ilha), possibilitando um aumento do conhecimento popular sobre zonas húmidas costeiras e potenciando a Praia da Vitória como nicho do turismo ornitológico.

Pode-se saber mais sobre as zonas húmidas da Praia da Vitória no site do Projeto LIFE CWR (www.lifecwr.com) que aposta na interatividade.

GP-MPV/JP