Jornal da Praia

PUB

PRAIA DA VITÓRIA ASSINALA DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Sexta, 31 de Maio de 2019 em No Concelho 104 visualizações Partilhar

PRAIA DA VITÓRIA ASSINALA DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, diz que assinalar a passagem do Dia Mundial da Criança é “festejar a alegria” dos mais novos, tendo a responsabilidade de “contribuir para a formação das mulheres e dos homens de amanhã”.

A alegria encheu as ruas do centro histórico da Praia, esta manhã de sexta-feira; o contributo para a formação do futuro da sociedade foi promovido pela Autarquia em parceria com Bombeiros, PSP, Proteção Civil, Startups, Creches e Atl’s, uma escola de condução e os Centros de Convívio da Terceira Idade do Concelho.

Mais de um milhar de crianças de todas as escolas primárias, bem como da Divertiláxia e das valências educativas da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, tiveram oportunidade de brincar, mas também tomar contacto com várias profissões do futuro e do passado.

“Este é um dia importante para festejarmos a alegria de cada criança, mas é também um dia em que se marca o futuro daqueles que serão as mulheres e os homens do amanhã. Este é também um dia intergeracional, uma vez que, além da participação das creches, ATL’s e das escolas, contamos com a participação dos Centros de Convívio da Praia da Vitória, na procura de realizarem uma passagem de testemunho e de conhecimentos aos mais novos, passando um dia feliz e em conjunto”, disse Tibério Dinis.

As comemorações do Dia Mundial da Criança, à medida que se descia a Rua de Jesus, começavam com animação com balões e pinturais faciais; passavam pelos centros de convívio que exibiam e explicavam algumas das profissões mais antigas (como cozinheira, costureira, ceifeira, bordadeira, sapateiros, entre outras); seguiam-se espaços para contos infantis e participação em jogos tradicionais e contacto com outras profissões como bombeiros, agentes autoridades ou proteção civil; as brincadeiras podiam terminar ainda em insufláveis ou nos Cowkarts da Escola de Condução “Ilha Brava” disponibilizados numa pista na Praça Francisco Ornelas da Câmara onde se aprendiam regras de segurança infantil e rodoviária.

Para além das entidades parceiras do Município destaque para a participação do Gabinete de Desporto da Câmara Municipal, da Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro, do Departamento de Reabilitação da Cooperativa Praia Cultural (que assinalou também o Dia dos Irmãos, com a pintura de um mural em papel de cenário), bem como dos alunos do curso de animação sociocultural da Escola Secundária Vitorino Nemésio.

PARQUE INFANTIL DO PAUL REQUALIFICADO

Entretanto, está requalificado e novamente disponível para todas as crianças e famílias o parque infantil do Paul da Praia da Vitória, depois da realização de obras orçadas em cerca de 40 mil euros, que visaram “reforçar a segurança dos seus utilizadores e dinamizar este aprazível lugar da Cidade”, segundo Raquel Borges, Vereadora da Câmara Municipal praiense.

A obra de requalificação do parque infantil do Paul da Praia era um dos compromissos da Autarquia para este ano 2019, estando as verbas para a sua concretização inscritas no Orçamento municipal. Para além da requalificação do espaço foram também substituídos os equipamentos disponíveis para as brincadeiras dos mais pequenos.

“Esta intervenção teve como objetivo central o reforço das condições de segurança de quem frequenta este parque, nomeadamente das crianças que acorrem ao local com as suas famílias, contribuindo-se também para a dinamização de um dos lugares mais aprazíveis do centro da Cidade da Praia”, afirma a Vereadora competente em matéria de regeneração urbana e infraestruturas municipais.

Raquel Borges sublinha que “esta medida integra-se na estratégia municipal de dinamização e promoção das infraestruturas locais”, particularmente “aquelas que permitam às famílias virem até ao centro da Praia, desfrutarem da qualidade ambiental e de vida na Praia da Vitória e, assim, contribuírem para o dinamismo da nossa Cidade”.

Ao longo dos próximos anos, segundo a Vereadora do Município praiense, e pelos mesmos motivos, serão realizados outros investimentos em infraestruturas do género, “dando primazia ao reforço da oferta dos equipamentos situados nos parques infantis do Concelho, até porque entendemos que as vivências adquiridas em espaços desta natureza são extremamente importante na criação de momentos de alegria e de confraternização familiar”.

“São cada vez mais os momentos em que a vida do dia a dia não possibilita momentos de diversão, educação e convívio familiar, dadas as agendas de pais e filhos. Brincar, em família, traz vantagens como o aumento da concentração, criatividade, exploração e convivência. A Câmara Municipal da Praia da Vitória tem esta incumbência e quer prosseguir este desiderato de proporcionar espaços seguros e bem equipados para que as famílias possam estar juntas e disfrutar do bom da vida e do bom que a Praia da Vitória tem para oferecer”, concluiu Raquel Borges.

GP-MPV/JP