Jornal da Praia

PUB

CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE TRAUMA E DESENCARCERAMENTO

Terça, 21 de Maio de 2019 em No Concelho 143 visualizações Partilhar

CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE TRAUMA E DESENCARCERAMENTO

O Clube de Golfe da Ilha Terceira, acolheu na noite do passado domingo, 19, a cerimónia de encerramento e entrega de troféus do VII Campeonato Nacional de Salvamento e Desencarceramento e VI Campeonato Nacional de Trauma, que por 3 dias (17 a 19), decorreu na cidade da Praia da Vitória, com a participação de mais de 300 bombeiros oriundos de todo o país, colocando-a no epicentro das atividades de socorro e salvamento do país.

Este campeonato é uma organização da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento de Portugal (ANSD) e da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV), com o apoio do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, do Município da Praia da Vitória e das empresas locais: GPS Casa e Electro Cruzeiro.

Rui Luís, secretário regional da Saúde, também titular pela pasta da Proteção Civil do Governo dos Açores, felicitou as equipas vencedoras e elogiou a ANSD pela escolha dos Açores para a realização do certame.

“Foi um gosto ter assistido a este campeonato e ter estado convosco e foi uma honra, enquanto governante, poder participar neste evento e dizer abertamente que tenho muito orgulho nos bombeiros de Portugal”, sublinhou.

Os campeonatos nacionais destinam-se a apurar os representantes nacionais para o Campeonato do Mundo – “World Rescue Challenge”, que este ano decorre no mês de setembro, em França. A este propósito, o responsável pelos bombeiros açorianos, lançou o desafio à ANSD para a realização do Campeonato Mundial do Trauma nos Açores, dentro de três anos.

Por sua vez, Raquel Borges, vereadora da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) com o pelouro da Proteção Civil, afirmou que “a capacidade e a excelência da organização do Campeonato Nacional de Trauma e Desencarceramento são fruto do trabalho, dedicação e empenho demonstrado diariamente pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória”

Na sua intervenção a vereadora municipal deixou “bem clara”, a intenção da CMPV apoiar “incondicionalmente” o seu corpo de bombeiros local, “querendo estar na linha da frente na formação, no reforço de meios e na criação de condições para a melhoria do trabalho que estes homens e mulheres, muitos deles voluntários, têm vindo a desenvolver, merecendo todo o nosso apoio”.

“Toda a equipa que compõe o executivo municipal da Praia da Vitória, o qual tenho o orgulho de integrar desde janeiro último, tem procurado estar ao lado dos bombeiros locais, assente numa atitude de constante respeito, consideração e proximidade. Temos procurado sempre primar pela proatividade na articulação de procedimentos e na definição de estratégias conjuntas para melhor servir os praienses”, disse a autarca praiense.

Raquel Borges fez ainda um reconhecimento à AHBVPV pelo “trabalho desenvolvido no Concelho, assim como em toda a ilha”, respondendo sempre às necessidades da população, “particularmente em situações de emergência pré-hospitalar”, afirmando ser “um privilégio trabalhar lado a lado” com esta corporação.

A vereadora responsável pela Proteção Civil, considerou os três dias de prova profícuos para “trocas de experiências, convívio, partilha de informação, formação de novas amizades e acima de tudo, de muita aprendizagem. Esta competição nacional, que ocorreu pela primeira vez na Região Autónoma dos Açores, na nossa Praia da Vitória, tem um significado muito especial para nós, onde demonstramos uma vez mais que sabemos receber, e que temos condições para albergar eventos desta natureza”, sendo uma aposta para o futuro por parte do Município da Praia da Vitória.

WORLD RESCUE CHALLENGE NA PRAIA DA VITÓRIA

João Carolino, presidente da ANSD, não ficou indiferente ao desafio do secretário regional e assumiu a sua vontade de apresentar a candidatura de Portugal ao World Rescue Challenge, manifestando a intenção de manter um contacto com o Governo Regional e com a CMPV, de forma a trazer esta prova de carácter mundial para a cidade da Praia da Vitória já em 2022.

Recorde-se que nos últimos 3 anos, os bombeiros da Praia da Vitória têm vindo a obter classificações de destaque neste encontro que reúne anualmente os melhores do mundo. Em 2016, em Curitiba, estado do Panamá, no Brasil, classificaram-se em 4.ª lugar e no ano seguinte, no "World Rescue Chalenge 2017", que decorreu em Târgu Mures, na Roménia, obtiveram o título de campeões do mundo. O ano passado, 2018, na cidade do Cabo, África do Sul, classificaram-se em 2.º lugar, sendo os atuais vice-campeões do mundo em título.

CLASSIFICAÇÕES

No Campeonato Nacional de Trauma e Desencarceramento participaram 16 equipas na vertente Trauma e 9 equipas em Desencarceramento.

A competição de Trauma ficou marcado pela supremacia das equipas açorianas que ocuparam as três primeiras posições da classificação geral. A equipa representativa dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico alcançou a 3.º posição, a equipa “A” da AHBVPV a 2.ª posição e a equipa “B” a 1.ª posição. Referência ainda para a 9.ª posição da equipa dos Bombeiros Voluntários do Nordeste.

Classificação Geral - Trauma:
01° Equipa “B” – BV Praia da Vitória
02° Equipa “A” – BV Praia da Vitória
03° BV São Roque do Pico
04° BV Covilhã
05° AFSS Trauma Team
06° BV Odivelas
07° Equipa “A” RSB Lisboa
08° BSB Porto
09° BV Nordeste
10° Equipa “B” BV Mira
11° BV AZAMBUJA 2
12° Team “A” BV Alcabideche
13° BV Algés
14° BV Vila Velha de Ródão
15° BV Minde
16°BV Alcoentre

No que diz respeito à competição de Desencarceramento, não participou qualquer equipa de bombeiros dos Açores, tendo-se sagrado campeão nacional o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa. Seguiu-se (vice-campeão) o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto. Remata o pódio a equipa dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas.

Classificação Geral - Desencarceramento:
1° RSB Lisboa
2° BSB Porto
3° BV Cacilhas
4° BV São Brás de Alportel
5° Camarate Rescue Avengers
6° BV Sul e Sueste
7° BV Algés
8° BV Minde
9° BV Mira

GaCS/MS/GP-PV/JP