Jornal da Praia

PUB

BOMBEIROS DA PRAIA CAMPEÕES NACIONAIS DE TRAUMA

Segunda, 20 de Maio de 2019 em Atualidade 187 visualizações Partilhar

BOMBEIROS DA PRAIA CAMPEÕES NACIONAIS DE TRAUMA

Durante 3 dias (17 a 19 de maio), a Praia da Vitória foi a capital nacional do Salvamento e Desencarceramento ao acolher o VII Campeonato Nacional de Salvamento e Desencarceramento e VI Campeonato Nacional de Trauma. Numa organização da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento (ANSD) e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV), com o apoio do Governo dos Açores através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, do Município da Praia da Vitória e de empresas locais, participaram 25 equipas (16 em Trauma e 9 em Desencarceramento), representativas de 23 corporações de bombeiros, 3 das quais dos Açores – Praia da Vitória, São Roque do Pico e Nordeste.

Na categoria de Trauma, a equipa “B” da AHBVPV sagrou-se campeão de Portugal ao classificar-se em 1.º lugar da classificação geral no conjunto das duas provas (simples – 1 vítima e complexa – 2 vítimas). Os vice-campeões nacionais também moram na rua Comendador Francisco Barcelos, correspondente à equipa “A” da AHBVPV. O pódio completa-se com outra equipa destas ilhas de bruma, no caso, a equipa representativa dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico.

Classificação Geral - Trauma:
01° Equipa “B” – BV Praia da Vitória
02° Equipa “A” – BV Praia da Vitória
03° BV São Roque do Pico
04° BV Covilhã
05° AFSS Trauma Team
06° BV Odivelas
07° Equipa “A” RSB Lisboa
08° BSB Porto
09° BV Nordeste
10° Equipa “B” BV Mira
11° BV AZAMBUJA 2
12° Team “A” BV Alcabideche
13° BV Algés
14° BV Vila Velha de Ródão
15° BV Minde
16°BV Alcoentre

No Desencarceramento, não participou qualquer equipa de bombeiros dos Açores, tendo-se sagrado campeão nacional o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa. Seguiu-se (vice-campeão) o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto. Remata o pódio a equipa dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas.

Classificação Geral - Desencarceramento:
1° RSB Lisboa
2° BSB Porto
3° BV Cacilhas
4° BV São Brás de Alportel
5° Camarate Rescue Avengers
6° BV Sul e Sueste
7° BV Algés
8° BV Minde
9° BV Mira

O Campeonato Nacional de Trauma e Desencarceramento para além de constituir um espaço de aprendizagem e partilha de conhecimento, destina-se a apurar os representantes de Portugal ao maior encontro mundial de equipas de socorro, salvamento e desencarceramento – o "World Rescue Challenge", que este ano decorrerá no mês de setembro em França.

Recorde-se que nos últimos 3 anos, os bombeiros da Praia da Vitória têm vindo a obter classificações de destaque neste encontro que reúne anualmente os melhores do mundo. Em 2016, em Curitiba, estado do Panamá, no Brasil, classificaram-se em 4.ª lugar e no ano seguinte, no "World Rescue Chalenge 2017", que decorreu em Târgu Mures, na Roménia, de 30 de agosto a 03 de setembro, obtiveram o título de campeões do mundo. O ano passado, 2018, na cidade do Cabo, África do Sul, classificaram-se em 2.º lugar, sendo os atuais vice-campeões do mundo em título.

JP